Com mais ou menos poupanças, Sporting e Benfica tentam evitar surpresas

“Encarnados” voltam a Vila do Conde, onde empataram na quarta jornada. “Leões” recebem Vilaverdense, do terceiro escalão

Foto
Benfica e Rio Ave já se defrontaram esta época, em Vila do Conde, e o jogo acabou empatado HUGO DELGADO/LUSA

Os dois rivais de Lisboa têm compromissos com grau de dificuldade distinto nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, mas une-os o objectivo de evitar surpresas e continuar em prova. O Sporting recebe o Vilaverdense, do terceiro escalão do futebol português (19h, SP-TV1), e o Benfica visita o Rio Ave, sétimo classificado no campeonato (21h, SP-TV1). Com mais ou menos poupanças – Jorge Jesus admitiu que vai apostar em alguns jogadores com menos minutos, enquanto Rui Vitória não poupou nenhum dos normalmente utilizados numa convocatória alargada a 20 nomes – ninguém quer despedir-se já da Taça de Portugal.

“Temos ambição de chegar à final. Na Taça há muitas surpresas, num jogo tudo pode acontecer”, lembrou Jorge Jesus, sublinhando o poder ofensivo do Vilaverdense, segundo classificado na Série A do Campeonato de Portugal e detentor do melhor registo atacante das provas nacionais: “Tem 38 golos marcados, estão a fazer um excelente campeonato e tudo isso conta. Vamos trabalhar para sermos melhores”. A estratégia passa por dar “responsabilidade” a atletas que têm menos minutos. “Os jogadores que vão jogar amanhã [hoje], para nós, vão ser os melhores e vão jogar alguns que não têm jogado”, admitiu Jesus.

Em Alvalade, o Vilaverdense – que na terceira eliminatória da Taça afastou o Boavista – vai ser fiel à sua identidade. “Faremos o jogo que fazemos habitualmente. Vamos a Alvalade fazer aquilo que fazemos, não esperem coisas diferentes”, vincou o treinador António Barbosa.

Mais tarde, em Vila do Conde, será a vez de o Benfica lutar por um lugar nos quartos-de-final da Taça. Depois da historicamente negativa participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, o técnico “encarnado” não quer abrir mão de nenhuma prova. “Se estivéssemos ainda nas competições europeias diria a mesma coisa: cá estaríamos para vencer”, afirmou Rui Vitória.

O Benfica já foi a Vila do Conde, logo à quarta jornada da I Liga (1-1), na primeira ocasião em que os “encarnados” perderam pontos esta temporada. “O Rio Ave tem jogadores de qualidade e joga com a equipa relativamente subida, mas, para nós, é mais do mesmo: queremos vencer”, repetiu Rui Vitória.

Donos de uma das melhores defesas do campeonato (11 golos concedidos em 14 jornadas), apenas atrás de FC Porto (5), Benfica e Sporting (9), e Marítimo (10), os vila-condenses querem “aproveitar a oportunidade” frente ao emblema da Luz. “Sabemos que para disputar a final temos, antes, de fazer jogos importantes e com adversários fortes. Temos de ser muito competentes e estar no limite das nossas possibilidades, porque queremos ganhar o jogo”, garantiu Miguel Cardoso.

Sugerir correcção
Comentar