Benfica a cair aos pés de FC Porto irredutível

Sporting aproveitou o resultado do clássico para se isolar no topo do campeonato.

Foto
LUSA/MANUEL ARAÚJO

O FC Porto venceu o Benfica, por 30-23 (15-9), no clássico disputado no Dragão Caixa, igualando as “águias” na vice-liderança da classificação geral da primeira fase do campeonato nacional de andebol, com 43 pontos, a dois do Sporting, quando estão 16 jornadas decorridas. O Sporting aproveitou para isolar-se graças à vitória por 25-33 (16-16) conquistada na deslocação ao ABC.

No Porto, os “dragões” lideraram desde o início, alcançando rapidamente uma vantagem que se situou quase sempre entre os seis e os sete golos de diferença, margem que os portistas geriram sem problemas até final. O Benfica, que tinha infligido a última derrota averbada pelo FC Porto, há 13 jornadas, por três golos de diferença (28-25), foi vítima da falta de eficácia revelada nos livres de sete metros, convertendo dois em sete, plano em que os portuenses tiveram eficácia de 100 por cento, marcando três em três. Hugo Laurentino, com 15 defesas, e Miguel Martins, com nove golos, estiveram em plano de destaque na 13.ª vitória consecutiva do FC Porto.

Com o resultado do clássico na manga, o Sporting cumpriu em Braga, apesar de só nos últimos 15 minutos ter acelerado e deixado o ABC sem capacidade de reacção. A liderarem por três golos de vantagem ao intervalo, os “leões” acabaram por superiorizar-se no capítulo do remate, com os bracarenses a falharem seis tentativas, suficientes para nivelar o resultado, já que o Sporting não desperdiçou nenhum.

Nos restantes encontros da 16.ª jornada, referência para o empate registado no Madeira SAD-São Bernardo (26-26), para além da vitória do Avanca sobre o Águas Santas (28-27). O Xico Andebol perdeu (24-27) na recepção ao Boa Hora e o Fafe superou o Maia ISMAI (25-21).

Sugerir correcção
Comentar