Recomendações sobre peso das mochilas publicadas em Diário da República

São dez medidas que o Parlamento sugere ao Governo.

Foto
Parlamento recomenda realização de campanha de sensibilização sobre o peso excessivo das mochilas Nuno Ferreira Santos

Foram publicadas esta terça-feira, em Diário da República, as recomendações ao Governo, aprovadas pela Assembleia da República, sobre o peso das mochilas, entre as quais se encontra a realização de uma campanha nacional de sensibilização e a necessidade de privilegiar as salas fixas por turma de modo a reduzir as deslocações no interior da escola.

As dez recomendações foram aprovadas, por unanimidade, no passado dia 20 de Outubro. O Parlamento sugere ao Governo que, através da Direcção-Geral da Saúde, realize também um estudo sobre os efeitos do peso das mochilas e dos materiais obrigatórios.

Entre as medidas propostas está também a ponderação de um mecanismo de homologação das mochilas tendo em conta as condições ergonómicas mais adequadas.

Relativamente às escolas, é proposto que sejam enviadas recomendações de boas práticas, designadamente ao nível da elaboração dos horários e articulação dos trabalhos de casa das várias disciplinas, além do incentivo à disponibilização de cacifos nos estabelecimentos de ensino.

No pacote de recomendações consta ainda a “utilização gradual, na medida do possível, de suportes digitais na sala de aula”.

O peso das mochilas foi discutido num grupo de trabalho criado no Parlamento sobre a matéria. O debate foi suscitado também por uma petição contra o peso excessivo das mochilas que reuniu mais de 50 mil assinaturas. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários