Espanha cria gabinete para acompanhar seca no Tejo

Novo departamento público vai acompanhar e combater o agravamento da seca em alguns troços da bacia do rio.

Foto
No último ano e meio a chuva que caiu na zona percorrida pelo Tejo em Espanha foi cerca de um terço do que é habitual Ricardo Lopes

A Confederação Hidrográfica do Tejo (CHT), instituição pública que gere a água do rio em Espanha, anunciou nesta segunda-feira a criação de um Departamento Técnico para a Seca, com o objectivo de acompanhar e combater o agravamento da seca em alguns troços da bacia do Tejo e para estar preparada para agir face a cenários mais graves que possam surgir no futuro.

A criação deste gabinete, segundo revela a imprensa espanhola, foi acordada durante a primeira reunião de coordenação face à seca, dirigida pelo presidente da CHT, Juan Carlos Cea e na qual participaram várias entidades públicas de abastecimento a cidades com mais de 20 mil habitantes. Na reunião foi também decidido que os municípios vão elaborar planos de acção especial para situações de alerta de seca na bacia do Tejo.

O presidente da CHT, tutelada pelo Ministério da Agricultura, Pesca, Alimentação e Ambiente, revelou que no último ano e meio a chuva que caiu na zona percorrida pelo Tejo em Espanha foi cerca de um terço do que é habitual.

Juan Carlos Cea explicou também que o acompanhamento do Plano de Aviso e de Eventual Seca da CHT permitiu detectar que a seca está a piorar na bacia do Tejo, que já está em situação de pré-alerta, e que o futuro Departamento Técnico de Seca será responsável pela monitorização da evolução e de indicadores de seca.

País vai rever planos das regiões hidrográficas

A CHT iniciou igualmente a revisão dos Planos Especiais de Advertência e de Eventual Seca de todas as regiões hidrográficas de sua competência. Esta revisão permitirá fortalecer o actual sistema de indicadores que permitem diferenciar situações de seca hidrológica e de escassez (enquanto a seca hidrológica é devida à falta de precipitação, a escassez pode ficar a dever-se a outros factores como a gestão das águas), bem como melhorar as acções e medidas a serem levadas a cabo para combater a seca graças à experiência adquirida nos últimos dez anos.

Os ministros do ambiente de Portugal e Espanha tiveram um encontro no Porto, no passado dia 28 de Novembro, em que debateram a gestão da água no Tejo, principalmente devido à seca que tem vindo a agravar-se em toda a bacia ibérica do rio.

No final do encontro o ministro português, João Pedro Matos Fernandes, disse que Espanha cumpriu a Convenção de Albufeira entre Portugal e Espanha, tendo assegurado todos os caudais acordados para o Douro, Tejo e Guadiana com "pequeníssimas excepções".

Sugerir correcção
Comentar