PSD quer reduzir margem para recusa de comissões de inquérito

Alterações reflectem experiência dos últimos dois anos no Parlamento.

Foto
Luís Marques Guedes defende que carácter obrigatório das comissões de inquérito deve ser reforçado NFS Nuno Ferreira Santos

O PSD quer reduzir a margem de recusa de propostas para a criação de comissões de inquérito parlamentares por parte do presidente da Assembleia da República. Esta é uma das alterações propostas pela bancada social-democrata ao regimento das comissões de inquérito parlamentares, na sequência da “experiência” dos últimos dois anos, segundo o deputado Luís Marques Guedes.

As alterações propostas passam também por reforçar o carácter obrigatório (potestativo) das diligências solicitadas por uma bancada e a suspensão dos prazos de funcionamento das comissões quando há recursos pendentes em tribunal relacionados. “Esta maioria parlamentar utilizou as comissões de inquérito como comissões de encobrimento”, afirmou ao PÚBLICO o deputado, depois da apresentação do projecto de lei, esta manhã no Parlamento.

Em causa estão, por exemplo, as dúvidas suscitadas pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, sobre o objecto da comissão de inquérito à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (mesmo com carácter potestativo, ou seja, obrigatório), tendo em conta um processo negocial em curso, na altura, entre o Governo e Bruxelas.

As bancadas parlamentares, mesmo quando estão em minoria no Parlamento, têm o direito de propor comissões de inquérito e podem fazê-lo com carácter potestativo de forma a garantir a obrigatoriedade da sua criação, sem dependerem das maiorias parlamentares do momento. 

Para reforçar esses direitos das minorias, o PSD acrescentou que o objecto e os fundamentos da comissão “não são susceptíveis de apreciação ou recusa” por parte do presidente da Assembleia da República. Ficou intacta a alínea do mesmo artigo que obriga a verificar se o objecto está conforme aos princípios da Constituição.

O mesmo reforço do carácter obrigatório das diligências propostas na comissão é proposto pelo PSD, tendo em conta um exemplo também referente à comissão de inquérito à recapitalização do banco público. “A maioria [de esquerda] recusou a audição de Armando Vara [ex-administrador da CGD] na comissão dizendo que não era indispensável para o apuramento dos factos”, refere Luís Marques Guedes.

A comissão de inquérito à recapitalização da CGD deu origem a outra alteração proposta pelo PSD: a suspensão dos prazos de funcionamento quando estejam pendentes em tribunal decisões sobre acesso a informação ou a documentos necessários. Depois de uma “recusa sistemática de o Governo dar informação”, o caso seguiu para tribunal que têm “os seus tempos próprios”. Antes que houvesse uma sentença de um tribunal superior terminou o prazo de funcionamento da comissão, o que “beneficiou o infractor”, afirmou o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares.

Depois da última revisão do regimento das comissões parlamentares há dez anos, Marques Guedes considera que a lei “funcionou bem durante oito anos”, mas que agora é preciso fazer estas “clarificações” para impedir “estas interpretações abusivas” por parte da "maioria conjuntural" de esquerda.

O projecto de lei do PSD prevê ainda que o Presidente da República e antigos chefes de Estado possam depor por escrito nas comissões de inquérito. Segundo Marques Guedes, trata-se apenas de introduzir uma precisão na lei, já que o Presidente da República não depende nem é fiscalizado pelo Parlamento. 

Sugerir correcção
Comentar