Todo o cinema de Paulo Rocha em Janeiro na Cinemateca Francesa

Programa abre a 10 de Janeiro com a exibição de Os Verdes Anos.

Foto
Mudar de Vida, de 1966 DR

Todo o cinema do realizador português Paulo Rocha vai ser exibido numa retrospectiva, a partir de Janeiro, na Cinemateca Francesa, em Paris, foi esta terça-feira anunciado.

A retrospectiva integral abrirá a 10 de Janeiro, com Os Verdes Anos, primeira obra de Paulo Rocha, de 1963, considerada um dos filmes inaugurais do Cinema Novo Português, e recentemente restaurada.

Paulo Rocha, que morreu em Dezembro de 2012 aos 77 anos, foi um cineasta "raro e secreto, autor de uma obra estilizada e contemplativa, cósmica e panteísta, documental e discretamente lírica", lê-se no programa da Cinemateca Francesa.

A retrospectiva é organizada em parceria com a Cinemateca Portuguesa, à qual Paulo Rocha deixou, em testamento, toda a obra e património cinematográfico.

O ciclo incluirá ainda, por exemplo, Mudar de Vida (1966), A Ilha dos Amores (1982), O Desejado (1987), A Raiz do Coração (2000) e Se Eu Fosse Ladrão... Roubava, o derradeiro filme que o realizador deixou pronto quando morreu.

A retrospetiva terminará a 1 de Fevereiro, numa sessão com várias curtas-metragens, entre as quais A Pousada das Chagas (1972), "ponto de inflexão decisivo na obra do autor", refere a Cinemateca Portuguesa.

Nascido a 22 de Dezembro de 1935, no Porto, Paulo Rocha estudou Direito, em Lisboa, e Cinema, em França, onde obteve um diploma de realização.

Foi assistente do realizador francês Jean Renoir e também de Manoel de Oliveira. Foi ainda director do Centro Português de Cinema, na década de 1970, e adido cultural em Tóquio, já depois do 25 de Abril de 1974.

Se Eu Fosse Ladrão... Roubava, o último filme que rodou, teve estreia mundial no Festival de Cinema de Locarno, em Agosto de 2013, quase um ano depois da morte do cineasta.

Na sessão inaugural da retrospectiva na Cinemateca Francesa, Os Verdes Anos será apresentado pelo director da Cinemateca Portuguesa, José Manuel Costa.

Sugerir correcção
Comentar