Benfica e FC Porto com testes difíceis, Sporting recebe Vilaverdense

Equipas de Lisboa jogam na quarta-feira. Portistas no dia seguinte.

Foto
LUSA/MANUEL ARAÚJO

Benfica e FC Porto vão disputar a presença nos quartos-de-final da Taça de Portugal de futebol frente a Rio Ave e Vitória de Guimarães, respectivamente, nos únicos embates entre primodivisionários, enquanto o Sporting recebe o Vilaverdense.

Os "leões", que partilham a liderança da I Liga com o FC Porto, recebem o segundo classificado da Série A do Campeonato de Portugal, depois de terem eliminado Oleiros (4-2), também do terceiro escalão na terceira eliminatória, e Famalicão (2-0), da II Liga, nos 16 avos.

A equipa do distrito de Braga vai tentar no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na quarta-feira, a partir das 19h, protagonizar nova surpresa na competição, depois de ter eliminado na terceira ronda o Boavista (1-0), da I Liga.

Duas horas depois do início do embate dos "leões", entra em campo o tetracampeão Benfica, detentor do troféu, no recinto do Rio Ave, onde as duas equipas já empataram (1-1) na quarta jornada do campeonato, a partir das 21h.

Os "encarnados", que venceram na prova Olhanense (1-0) e Vitória de Setúbal (2-0), têm tido em Vila do Conde um terreno difícil nas últimas temporadas, embora somem cinco triunfos noutros tantos embates para a Taça - incluindo a final de 2014 - com o Rio Ave, que ocupa o sexto lugar do campeonato e esta época já eliminou Sanjoanense (4-0) e Sporting de Braga (1-0).

Na quinta-feira, também o FC Porto, líder do campeonato, deverá ter uma tarefa complicada frente ao Vitória de Guimarães, com a teórica vantagem de jogar em casa, naquela que é uma reedição da final de 2011.

Os "dragões" recebem o finalista da época passada e actual sétimo classificado da I Liga, que não vence no terreno "azul e branco" desde 1995/96, somando desde então apenas um empate, em 2004/05.

O FC Porto defronta pela segunda ronda consecutiva equipas do primeiro escalão, depois de ter eliminado o Portimonense (3-2), graças a dois golos nos descontos da segunda parte. Na terceira ronda, os "dragões" golearam o Lusitano de Évora (6-0).

Os vimaranenses também se estrearam na prova com vitória folgada sobre uma equipa alentejana, por 6-1, frente ao Vasco da Gama, da Vidigueira, antes de derrotarem o também primodivisionário Feirense (2-1).

Os três "grandes" procuram juntar-se ao Cova da Piedade, da II Liga, que se qualificou para os quartos-de-final na passada quarta-feira, ao vencer na visita ao Marítimo no desempate através de grandes penalidades, por 4-2, depois de um "nulo" no tempo regulamentar e no prolongamento.

Os restantes representantes da I Liga, Desportivo das Aves e Moreirense, vão defrontar, respectivamente, União da Madeira e Santa Clara, do segundo escalão.

Nos quartos-de-final vai estar, pelo menos, uma equipa do Campeonato de Portugal, uma vez que Praiense e Farense se defrontam, na próxima quarta-feira, enquanto o Caldas, também do terceiro escalão, joga com a Académica, da II Liga, no último jogo da ronda, marcado para 30 de Dezembro.

Quarta-feira, 13 de Dezembro

Moreirense (I) - Santa Clara (II), 15h
União da Madeira (II) - Desportivo das Aves (I), 15h
Sporting (I) - Vilaverdense (CP), 19h
Rio Ave (I) - Benfica (I), 21h

Quinta-feira, 14 de Dezembro

FC Porto (I) - Vitória de Guimarães (I), 20h15

Sábado, 30 de Dezembro

Caldas (CP) - Académica (II), 15h

Sugerir correcção
Comentar