Empreitada para reparar "cratera" começa na segunda-feira

Obras em zona residencial deverão demorar uma semana, diz a autarquia.

Foto
LUSA/Paulo Cunha

A empreitada de reparação dos estragos causados pelo rebentamento de uma conduta de água em São Pedro de Moel arranca na segunda-feira e vai durar uma semana, disse à Lusa a presidente da Câmara da Marinha Grande.

A autarquia contratou uma empresa especializada para efectuar a reparação da “cratera” de 20 metros que se abriu no chão "e repor a normalidade". O incidente aconteceu numa znoa residencial.

Ao longo deste domingo, foram postas em marcha medidas para atenuar o impacto do incidente, que obrigou ao corte da circulação na rua Aníbal Bettencourt.

A presidente do município, Cidália Ferreira, disse à Lusa que a prioridade dos técnicos camarários foi assegurar a segurança de duas residências na zona onde se registou um aluimento da estrada, assente numa base de areia.

A força da água proveniente da conduta situada mais acima, na Avenida das Piscinas, provocou um desmoronamento de terras, arrastou o piso de paralelepípedos e alcatrão e destruiu passeios e muros de duas habitações, uma das quais de carácter permanente.

Ao cair da noite, e sob a orientação de um geólogo contactado pela câmara, os serviços da autarquia e alguns moradores na zona estavam a colocar protecções de plástico nos muros das residências, de maneira a evitar a infiltração das casas.

Protecções de cimento e plástico foram também colocadas no topo da rua, para desviar a água da chuva e evitar mais aluimentos, que podem deixar em perigo duas habitações.

"As primeiras acções foram para repor a normalidade possível. A partir de amanhã, vamos tentar resolver definitivamente o problema", resume a autarca.

A electricidade já foi reposta e o abastecimento de água também. No local permanece a GNR de São Pedro de Moel.

Sugerir correcção
Comentar