Crédito em forte subida, mas ainda abaixo dos níveis pré-troika

O crédito ao consumo é, neste momento, aquele que mais cresce em Portugal, com taxas de variação anuais superiores a 10% ao ano. Ainda assim, o nível atingido continua bem abaixo do máximo registado antes da entrada da troika em Portugal

Foto
Total do crédito ao consumo concedido neste momento no país cifra-se em 13.354 milhões de euros tm tiago machado

De acordo com os dados disponibilizados pelo Banco de Portugal para o passado mês de Setembro, o total do crédito ao consumo concedido neste momento no país cifra-se em 13.354 milhões de euros, um valor que fica 12,8% acima do registado há um ano. Confirma-se assim a continuação de uma recuperação cada vez mais forte (iniciada em Julho de 2015) do consumo realizado com recurso ao crédito.

No entanto, o regresso dos portugueses ao crédito ao consumo nos últimos dois anos e meio ainda não chegou para voltar aos mesmos níveis do passado e que chegaram a aproximar-se dos 16 mil milhões de euros em 2010. Quando a troika chegou a Portugal, em Abril de 2011, o nível de crédito ao consumo concedido era 15,6% superior ao actual.

O nível de crédito malparado para consumo está agora também a um nível bastante mais baixo do que o registado no auge da crise e, mais, tem continuado a registar, à medida que a economia cresce mais e o desemprego diminui, uma tendência de descida. Em Setembro deste ano, o crédito ao consumo vencido era de 5,4% do total, quando no mesmo período do ano anterior atingia os 8,2%.

O crédito ao consumo representa 11,6% do total do stock de crédito concedido neste momento em Portugal. O tipo de crédito que mais peso tem é o concedido para compra de habitação que supera os 80%, e neste caso aquilo que se continua a registar é uma variação homóloga negativa no crédito concedido.

O total do crédito à habitação concedido foi, em Setembro deste ano, 2,3% inferior ao do período homólogo do ano anterior.

Sugerir correcção
Comentar