Chuva e vento fortes. Tempestade Ana chega no domingo a todo o país

Para domingo e segunda-feira prevê-se chuva forte, agitação marítima e queda de neve nos pontos altos do país, numa tempestade que, pela primeira vez, foi baptizada por Portugal, Espanha e França. Vem aí a Ana.

Foto
Diogo Baptista

Todos os distritos de Portugal continental estarão sob aviso laranja neste domingo, devido à previsão de chuva e ventos fortes, queda de neve e agitação marítima. De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o aviso entra em vigor durante a manhã de domingo nos distritos do Norte, avançando ao longo do dia até ao Sul do continente, mantendo-se até à madrugada de segunda-feira. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O IPMA prevê para domingo nas regiões Norte e Centro "céu em geral muito nublado com períodos de chuva, sendo por vezes forte no Minho a partir do meio da manhã e gradualmente nas restantes regiões a partir da tarde". A queda de neve está prevista nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco.

Na região Sul, o IPMA prevê "céu em geral muito nublado", com "períodos de chuva em geral fraca, tornando-se moderada, por vezes forte, para o final do dia". Para todo o território continental está prevista "neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais", enquanto a previsão de agitação marítima abrange todos os distritos com costa.

De notar que esta é a primeira vez que uma tempestade em Portugal adopta um nome. O baptismo das tempestades mais violentas, que possam provocar um grande impacto sobre pessoas e bens, e que atinjam Portugal, França ou Espanha, foi acordado entre o Instituto Português do Mar e da Atmosfera e os seus congéneres de Espanha (Aemet) e França (Météo-France) e está em vigor desde o dia 1 de Dezembro.

A partir de agora, sempre que um dos três países activar o primeiro aviso laranja ou vermelho fica encarregado de dar nome ao fenómeno. Há inclusive uma lista pré-estabelecida para a campanha das tempestades 2017-2018 que vai do A de Ana ao W de William e inclui nomes como Bruno, Carmen, Gisele, Katia, Pierre, José, Nuno, Rosa ou Vasco.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários