Alerta vermelho para oito distritos devido a "risco extremo"

Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro, Coimbra, Viseu e Guarda podem sofrer mais com as intempéries.

Diogo Baptista / Arquivo
Foto
Diogo Baptista / Arquivo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou oito distritos do continente em aviso vermelho a partir do final deste domingo por vento muito forte, com rajadas superiores a 130 quilómetros/hora nas terras altas.

Em comunicado, o IPMA explica que este aviso, para os distritos de Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, está válido entre as 19h59 de hoje e a 1h59 de segunda-feira. O aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco extremo.

Já numa nota colocada no seu site, aquele instituto explica que o vento irá intensificar-se durante o dia de hoje, "tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 quilómetros/hora, e podendo chegar a 130 quilómetros/hora nas terras altas do Norte e Centro até ao início da manhã".

Em causa está a tempestade Ana, formada a noroeste da Península Ibérica, que terá como período mais crítico "o final da tarde de domingo e a madrugada de segunda-feira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima".

Em aviso laranja devido à previsão de vento forte de sudoeste com rajadas até 70 quilómetros/hora, aumentando gradualmente até 110 quilómetros/hora e 120 km/h nas terras altas ficam os restantes distritos, de Bragança, Évora, Faro, Setúbal, Leiria, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre. O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

Relativamente à chuva, prevêem-se períodos de chuva forte (com alerta laranja) a partir da manhã de hoje e até à madrugada de segunda-feira em Bragança, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga.

Os restantes distritos, de Évora, Coimbra, Faro, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Portalegre e Castelo Branco, estão com alerta amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro.

No que toca à neve, deverá afectar apenas os distritos da Guarda, Vila Real e Braga (com alerta laranja) e de Castelo Branco e Viana do Castelo (alerta amarelo), com volumes acima de 800 e 1000 metros.

O IPMA alerta ainda para a agitação marítima, com ondas de cinco a seis metros em Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra, Porto e Braga (entre as 20h59 de hoje e as 17h59 de segunda-feira) e em Setúbal, Faro e Beja (entre as 5h59 e as 17h59 de segunda-feira).

No que toca ao arquipélago da Madeira, aquele instituto estima ondas de noroeste com quatro a cinco metros entre as 11h59 deste domingo e as 17h59 de segunda-feira, tanto na costa norte como em Porto Santo, razão pela qual emitiu um alerta amarelo.

Para os Açores, não existe qualquer alerta.

P24 O seu Público em -- -- minutos

-/-

Apoiado por BMW
Mais recomendações