Música

Salvador Sobral tem um coração novo e está “a evoluir muito bem”

Os médicos agradeceram a toda a equipa e elogiaram a vontade do cantor português, que foi submetido a um transplante de coração nesta sexta-feira.

“A cirurgia correu bem”, disse o cirurgião Miguel Abecasis, que operou o cantor Salvador Sobral, que recebeu um transplante de coração nesta sexta-feira. O mesmo médico acrescenta ainda que o vencedor da Eurovisão 2017 “tem estado a evoluir muito bem”: “Ele estava muito bem preparado, é um jovem que foi percebendo as dificuldades deste tipo de procedimentos”, afirmou o cirurgião durante uma conferência de imprensa no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, na tarde deste sábado.

Atingiu o seu limite de artigos gratuitos

Antes da operação, o médico contou que Salvador lhe desejou “boa sorte” e que lhe perguntou, em tom de brincadeira, se estava em forma para o operar – e pediu ainda para ouvir música clássica antes da operação cirúrgica. Miguel Abecasis disse que a equipa responsável pela operação enfrentou “os desafios de qualquer transplante” do género e que a cirurgia foi o culminar “de muitos meses de dedicação por parte de muitos profissionais”.

“O Salvador está muito animado e bem-disposto”, garantiu. Ainda assim, como noutros procedimentos semelhantes, “há uma série de cautelas a ter nestas primeiras duas semanas” de recuperação – que vai ser “longa” e vai envolver um outro grupo de profissionais. Se tudo correr bem, diz o cirurgião Abecasis, “vai ter uma vida completamente normal”, e espera que isso aconteça “o mais breve possível”.

A conferência começou com o director clínico do hospital lisboeta, José Manuel Correia, a anunciar uma “boa nova” e desdobrando-se em agradecimentos: não só à equipa médica como também ao cantor. O médico José Pedro Neves referiu que os transplantes fazem parte da rotina hospitalar e que o sistema funciona bem, ainda que o público possa não ter tanta noção dessa “boa organização”. 

O vencedor do Festival da Eurovisão de 2017 sofre de uma insuficiência cardíaca e estava em lista de espera há meses, tendo sido encontrado recentemente um dador compatível. Salvador Sobral continua agora internado e não há ainda previsão de quando poderá sair do hospital, avisam os médicos. O cantor tinha-se afastado dos palcos no início de Setembro, altura em que anunciou uma pausa no mundo da música para entregar o “corpo à ciência”, atendendo à sua saúde “frágil”.