Isabel dos Santos prepara dispersão do banco angolano BFA em bolsa

Empresária angolana quer diluir a posição no banco angolano, onde o BPI é accionista. Londres ou Lisboa são hipóteses para Oferta Pública Inicial.

Foto
Isabel dos Santos foi demitida da liderança da Sonangol pelo novo Presidente angolano Fernando Veludo/Nfactos

Isabel dos Santos está a preparar o dossier para estudar a entrada em bolsa do Banco de Fomento Angola (BFA), instituição financeira que a empresária controla através da Unitel e onde o BPI detém o restante capital. A empresária também pretende abrir mão de uma parte do capital do banco angolano BIC.

A intenção, já anteriormente sinalizada pela empresária, foi reforçada por Isabel dos Santos durante uma conferência no Sharm el-Sheikh, no Egipto, avança o Negócios, citando uma informação noticiada pela agência Bloomberg.

A operação não deverá concretizar-se no imediato. A ideia é lançar uma Oferta Pública Inicial (IPO) para alienar 25% do capital do banco BFA no primeiro trimestre de 2019.

A filha do ex-presidente angolano controla o BFA com uma participação de 51,9% através da empresa de telecomunicações Unitel, cabendo ao BPI, por sua vez dominado pelos espanhóis do Caixabank, uma posição de 48,1%.

“Contratámos alguns conselheiros financeiros” para organizar a operação, afirmou Isabel dos Santos, citada pelo mesmo jornal. Em estudo está a entrada em bolsa na praça londrina ou na de Lisboa.

Além do BFA, a empresária também confirmou que quer diluir a sua participação no banco angolano BIC, onde detém uma participação maioritária de 42,5%. Neste caso, a ideia seria fazê-lo através de uma venda a accionistas já presentes no sector bancário, refere o Negócios.

“Estes bancos têm vindo a fortalecer-se e penso que agora é altura de abrirem o seu capital e receberem novos accionistas”, defendeu a empresária, que até há poucas semanas estava à frente da Sonangol, acabando por ser demitida a 15 de Novembro pelo novo Presidente angolano, João Lourenço.

Sugerir correcção
Comentar