Politécnicos à espera de esclarecimentos sobre atraso na transferência de verbas

Os institutos politécnicos reuniram-se para analisar as implicações da decisão do Ministério das Finanças de não transferir verbas relativas ao reforço orçamental que era devido às instituições.

Foto

Os presidentes dos institutos politécnicos reiteraram nesta quinta-feira que o Governo “tem que cumprir escrupulosamente com aquilo que combinou com as instituições” em matéria de financiamento e esperam esclarecer o assunto com uma reunião que o Governo marcou para terça-feira.

O presidente do Instituto Politécnico de Leiria e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Nuno Mangas, disse nesta quinta-feira aos jornalistas na Guarda, onde decorreu uma reunião daquele órgão, que o CCISP decidiu “reforçar que o contrato” do Governo com as instituições “tem de ser cumprido”.

Os institutos politécnicos representados no CCISP (excluem-se os de Lisboa, Porto e Coimbra) reuniram-se para analisar as implicações da decisão do Ministério das Finanças de não transferir verbas relativas ao reforço orçamental que era devido às instituições politécnicas, no entanto, segundo o responsável, “houve uma evolução [no processo] desde hoje [quinta-feira] de manhã”.

“O senhor ministro [da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor] transmitiu-me que se tinha reunido e [que] tinha falado hoje com o senhor primeiro-ministro e com o ministro das Finanças e que tinha agendado para o Ministério das Finanças, para a próxima terça-feira, uma reunião com o CCISP e também com o Conselho de Reitores no sentido de analisarmos esta questão e de procurarmos encontrar uma saída para esta questão”, revelou.

Segundo Nuno Mangas, face a este desenvolvimento que aconteceu já no decorrer da reunião, foi decidido tomar uma decisão sobre o assunto após o encontro com o Governo.

“O entendimento dos presidentes dos politécnicos é que deveríamos aguardar e esperar, como é evidente, que dessa reunião possa efectivamente resultar o cumprimento do contrato. É isso que entendemos e é isso que entendemos que tem que acontecer”, concluiu.

O presidente do CCIPS disse acreditar que haverá uma solução para o problema, pois admite que da parte do Governo “o contrato será honrado e que será dado cumprimento àquilo que está definido e que está combinado com as instituições”.

O que está em causa é o pagamento de verbas em dívida aos politécnicos, que adiantaram desde Janeiro de 2017, disse o dirigente, que defende uma solução rápida para o problema porque as instituições estão a adiar pagamentos porque não estão a receber as verbas devidas.

Questionado sobre o facto de o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, ter dito na quarta-feira à Lusa que foi “um erro” o despacho das Finanças enviado a universidades e politécnicos públicos informando que nem todos receberiam o reforço orçamental devido, o presidente do CCISP admitiu que “alguma coisa de anormal” se passou.

Sugerir correcção
Comentar