O histórico assessor de todos os líderes troca o PSD por Belém

Funcionário do partido desde 1974, Zeca Mendonça ocupava-se da comunicação há 40 anos e assessorou os 17 presidentes do partido. Incluindo Marcelo Rebelo de Sousa.

Foto
Zeca Mendonça, em primeiro plano, assessorou os 17 líderes do PSD Nuno Ferreira Santos

O histórico assessor de imprensa do PSD, José Mendonça, vai trocar o lugar que ocupou nos últimos 40 anos e integrar o gabinete de comunicação da Presidência da República, confirmou o PÚBLICO.

Zeca Mendonça, como era conhecido no partido e no Parlamento, foi um dos primeiros cinco mil que subscreveram, em 1974, o pedido de legalização do então PPD. Começou logo a trabalhar no partido, primeiro como segurança e desde 1977 como assessor de imprensa. Nestas quatro décadas assessorou os 17 presidentes que o PSD teve neste período. Agora, vai trabalhar com um daqueles com quem melhor se deu, Marcelo Rebelo de Sousa.

Antigo militante da Juventude Operária Católica, trabalhou no teatro e acompanhou Jorge Palma nos finais da década de 60, antes de ser mobilizado para a guerra colonial por ter participado numa manifestação contra o regime. Hesitante entre ir para a Guiné ou desertar, decidiu por moeda ao ar ir à guerra, como contou ao PÚBLICO em 2012.

O gabinete de comunicação da Presidência continuará a ser dirigido por Paulo Magalhães, antigo jornalista da TVI, e onde trabalha também Ricardo Jorge Branco, que já fazia parte da equipa anterior, nos mandatos de Cavaco Silva. Zeca Mendonça vai ocupar o lugar deixado vago em Outubro por Mariana Corrêa Pinto, que ficou a assessorar as Relações Internacionais da Presidência.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários