Donald Tusk fará anúncio na sexta-feira de manhã

Fonte oficial irlandesa disse à Reuters que há acordo sobre a fronteira.

Foto
Theresa May com Donald Tusk FRANCOIS LENOIR/Reuters

A Irlanda e o Reino Unido estão "muito perto" de fecharem um acordo em relação às fronteiras que pode fazer avançar as negociações sobre o "Brexit", disse uma fonte oficial do Governo de Dublin à agência Reuters. O acordo está "por horas", acrescentou.

Ao mesmo tempo que esta informação era divulgada, em Bruxelas foi anunciado que o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fará na sexta-feira, às 6h50 de Lisboa, uma comunicação.

Theresa May esteve na segunda-feira em Bruxelas para delinear os termos da separação do Reino Unido da União Europeia (o "Brexit"), mas as negociações foram travadas pela Irlanda do Norte devido ao plano sobre a fronteira entre as duas partes da Irlanda, que após Março de 2019 se tornará a única fronteira terrestre entre o Reino Unido e a UE.

O regresso dos controlos alfandegários a esta divisão ameaçava desestabilizar a paz na Irlanda do Norte e teria um profundo impacto económico, já que as duas metades da ilha mantêm laços muito apertados e o Reino Unido é o principal parceiro comercial da República da Irlanda.

As conversações prosseguiram pois as duas partes, Londres e Bruxelas, necessitam de chegar a entendimento antes da cimeira europeia de dia 15 de Dezembro — a partir daí será aberta a segunda fase de negociações, sobre os futuros laços comerciais.

Não foi divulgado o teor da comunicação de Tusk. Porém, um porta-voz do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse que May tinha até domingo à noite para chegar a um entendimento sobre a fronteira para regressar a Bruxelas no dia 15 e começar a falar sobre as futuras relações comerciais.

Sugerir correcção
Comentar