Neste Natal compre pela Internet em segurança

Foto
Maria João Gala

E se o Pai Natal decidir estacionar o trenó e começar a usar o seu tablet para comprar os presentes? Economiza tempo, aproveita oportunidades e experimenta novas aventuras do consumo.

As compras em linha são contratos feitos à distância. Não têm as paredes da loja física ou o rosto do vendedor, mas têm regras que o consumidor deve conhecer.

O que devo procurar no ecrã do meu equipamento?

É obrigatório que o vendedor apresente a sua identidade e contactos: nome, firma ou denominação social, endereço físico, número de telefone e e-mail. As características essenciais do produto ou serviço que quer comprar devem ser claras e bem visíveis.

Decidi comprar o produto. Avanço para o pagamento?

Não deve dar esse passo sem se certificar do custo total da compra, que inclui: preço, portes de envio, impostos, comissões e serviços adicionais (caso da assistência técnica).

Quanto tempo demora a minha encomenda a chegar? Posso mudar de ideias?

A encomenda deverá ser entregue ao consumidor no prazo máximo de 30 dias. Se mudar de ideias quanto à compra, faça valer o direito de livre resolução do contrato, ou seja, tem 14 dias seguidos para desistir desta compra, a contar a partir da data em que a recebeu. Nem precisa de justificar essa mudança de planos.

Devolvi o produto, mas já tinha pago. Perco o dinheiro ou devo ser reembolsado?

Depois de informado sobre a desistência do negócio, o vendedor tem 14 dias para reembolsar o consumidor. Se os 14 dias passarem sem que receba a devolução do pagamento, deverá receber o valor em dobro.

Socorro! Paguei, não recebi a encomenda e não consigo contactar o vendedor. A quem posso recorrer?

Reclame através da plataforma Resolução de Litígios em Linha, disponível no Centro Europeu do Consumidor.

Informe-se bem! Consuma com direitos!

Conteúdo da responsabilidade da Deco

Sugerir correcção
Ler 1 comentários