“Tiririca” fez o seu primeiro discurso como deputado — foi também o último

O deputado brasileiro, que foi o candidato mais votado nas eleições de 2010 para a câmara baixa do Congresso, vai retirar-se. O antigo palhaço sente-se "envergonhado" com a política.

Foto
“Tiririca” em 2016 Reuters/UESLEI MARCELINO/Arquivo

Francisco Everardo Oliveira Silva fez nesta quarta-feira o seu primeiro discurso na Câmara dos Deputados brasileira desde que foi eleito, em 2010, para anunciar que essa seria também a sua última intervenção. O palhaço “Tiririca”, como ficou conhecido devido à personagem que interpretou durante os anos 1990 e que o levou à fama no Brasil, vai retirar-se da política.

“Subo a esta tribuna pela primeira vez e pela última vez, não por morte, mas porque estou abandonado a vida pública”, afirmou. O motivo é simples: “É triste o que vi nestes sete anos, saio totalmente com vergonha. Não vou generalizar, não são todos, tem gente boa como em qualquer profissão”.

“Tiririca” realçou ainda ser um dos deputados mais assíduos da Câmara dos Deputados: “Eu, um palhaço de circo de profissão”, exclamou.

Francisco Everardo Oliveira Silva foi o deputado federal mais votado do país em 2010, conquistando 1,3 milhões de votos no estado de São Paulo, admitindo na altura que se tinha candidatado apenas para aumentar a sua visibilidade. No entanto, em 2014 superou novamente a barreiro do milhão de votos, e foi o segundo deputado mais votado no Brasil.

Afirmando que sai da política “triste” e “muito chateado”, “Tiririca” admite que nos seus sete anos na política não fez “muita coisa”. “Mas, pelo menos, fiz o que sou pago para fazer, estar aqui e votar de acordo com o povo”, disse, acrescentando que o Congresso brasileiro “trabalha muito e produz pouco”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários