Legionella: Veolia diz que degradação da torre nunca foi apontada pelos peritos

“Parece-nos estranho que o estado da torre seja qualificado como degradado uma vez que não tivemos qualquer análise positiva à Legionella nos últimos anos”, referiu responsável da empresa.

Foto
LUSA/ANTÓNIO COTRIM

A empresa Veolia, responsável pela manutenção da central de refrigeração do Hospital São Francisco Xavier, onde foi detectada a presença de bactéria Legionella, disse nesta segunda-feira estranhar que as autoridades considerem o estado da instalação degradado, pois isso nunca foi referido pelos peritos.

A verdade faz-nos mais fortes

Das guerras aos desastres ambientais, da economia às ameaças epidémicas, quando os dias são de incerteza, o jornalismo do Público torna-se o porto de abrigo para os portugueses que querem pensar melhor. Juntos vemos melhor. Dê força à informação responsável que o ajuda entender o mundo, a pensar e decidir.

A empresa Veolia, responsável pela manutenção da central de refrigeração do Hospital São Francisco Xavier, onde foi detectada a presença de bactéria Legionella, disse nesta segunda-feira estranhar que as autoridades considerem o estado da instalação degradado, pois isso nunca foi referido pelos peritos.

“Parece-nos estranho que o estado da torre seja qualificado como degradado, uma vez que não tivemos qualquer análise positiva à Legionella nos últimos anos”, referiu a empresa, sublinhando que, após o alerta do surto, mobilizou uma equipa interna de técnicos internacionais para ajudar no esclarecimento da situação e que em nenhum momento foi referido que a instalação se encontrava degradada.

A Veolia respondia a perguntas da agência Lusa na sequência das afirmações da directora-geral da Saúde, Graça Freitas, que, na semana passada, na Comissão Parlamentar de Saúde, revelou que os técnicos que investigaram o surto de Legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, encontraram deficiências na manutenção das torres de arrefecimento. Graça Freitas disse ainda que os peritos detectaram condições de conservação propícias ao desenvolvimento de bactérias.

“De facto, por observação documentada, encontraram-se condições de conservação que seriam propícias ao desenvolvimento de bactérias”, afirmou Graça Freitas.

Em resposta, a Veolia insiste que colaborou activamente com as autoridades competentes e que “em nenhum momento este tema foi abordado”, garantindo que “os procedimentos de manutenção praticados na torre são adequados, foram implementados correctamente e são perfeitamente rastreáveis”. “Em todo o caso, importa referir que, complementarmente, solicitámos também ao ISQ [Instituto de Soldadura e Qualidade], enquanto entidade independente e credível a nível nacional e internacional, que efetuasse uma análise aprofundada de toda instalação. Neste momento, aguardamos as conclusões desta análise”, acrescentou a empresa.

Tal como havia feito na semana passada, a Veolia volta a insistir que, dentro e fora do perímetro do hospital, “existem muitas fontes possíveis de formação de Legionella” e que não teve conhecimento, por enquanto, dos resultados das análises realizadas em todas elas.

Na semana passada, a empresa defendeu que o âmbito da investigação deveria ser alargado, pois, da sua parte, não detectou nada que justificasse a dimensão do surto de Legionella, insistindo que apenas opera a central de refrigeração e que há outros pontos que deveriam ser investigados.

“Indispensável testar todos os sistemas de água”

“Parece-nos, pois, indispensável testar todos os sistemas de água: os depósitos de água, sistemas de água quente e fria, circuitos de climatização e a ETAR [estação de tratamento de águas residuais]”, afirmou a empresa, em comunicado. “Será ainda necessário testar eventuais factores externos nas proximidades do hospital. Acreditamos que todos estes elementos foram já testados e fazem parte do trabalho de investigação da DGS, cujas conclusões ainda não nos foram comunicadas”, acrescentou.

No comunicado, a Veolia apontava, além do sistema de refrigeração de cuja manutenção é responsável, outros sete pontos, entre eles uma fonte urbana fora do perímetro do hospital e o circuito de difusão de ar, a estação de tratamento de ar e o sistema de água quente sanitária da unidade hospitalar.

Até ao momento, as autoridades de saúde não divulgaram os resultados das análises efectuadas nos restantes pontos onde foram recolhidas amostras no dia em que foi confirmado o surto, que infectou 56 pessoas, provocando a morte a cinco delas.

Entretanto, no passado dia 27 de Novembro, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) declarou o fim do surto de doença dos legionários no Hospital São Francisco Xavier.