Em 187 dos concelhos já há três ofertas concorrentes de redes de nova geração

Nos concelhos onde reside mais de 90% da população portuguesa há “três ou mais operadores” de telecomunicações, diz a Anacom.

Foto
No final de Setembro havia 4,5 milhões de alojamentos cobertos por redes de alta velocidade Fabio Augusto

Os concelhos onde reside mais de 90% da população portuguesa "são cobertos por três ou mais operadores" com redes de alta velocidade, divulgou a entidade reguladora das comunicações esta segunda-feira.

"No final de Setembro, 187 concelhos do país (60,7% do total), representando 90,2% da população, dispunham de pelo menos três operadores com redes de alta velocidade e 289 concelhos (93,8% do total) dispunham de pelo menos dois operadores em condições de fornecer serviços suportados em redes de alta velocidade", revelou a Anacom.

No terceiro trimestre, a cobertura de redes de alta velocidade em local fixo (por via da fibra óptica ou EuroDOCSIS 3.0 [rede de cabos coaxiais]) ascendia a 77,2 por 100 alojamentos familiares clássicos, uma subida de 5,7 pontos percentuais face a igual período de 2016.

"O número de alojamentos cobertos por redes de alta velocidade atingiu 4,581 milhões, mais 8,1% do que no período homólogo", adiantou a Anacom, referindo que a percentagem de alojamentos com acesso a pelo menos uma rede de fibra, era, no mínimo, de 65,8%".

No que respeita à cobertura via EuroDOCSIS 3.0, o seu mínimo era de 62,2%.

No final de Setembro, "existiam 2,2 milhões de clientes residenciais que dispunham de acesso a redes de alta velocidade em local fixo, mais 14,4% do que o registado no mesmo período do ano anterior", sendo que destes mais de um terço (41,3%), estão na área metropolitana de Lisboa. A segunda região com mais clientes é o Norte, com 31,4% do total.

Sugerir correcção
Comentar