Morreu Shashi Kapoor, uma das maiores estrelas de Bollywood

Actor e produtor que pertencia a uma das mais importantes dinastias do cinema indiano morreu aos 79 anos. Fez mais de 150 filmes e ainda lhe sobrou tempo para o teatro.

Foto
Shashi Kapoor em Shakespeare-wallah, de 1965 DR

Shashi Kapoor, veterano de Bollywood, morreu esta segunda-feira em Bombaim, aos 79 anos. Foi o seu sobrinho Randhir que confirmou a morte do actor e produtor à agência de notícias indiana Press Trust of India. Há anos que Shashi Kapoor tinha problemas nos rins e fazia diálise.

Membro de uma das mais importantes dinastias na indústria cinematográfica indiana – é filho de Prithviraj Kapoor e irmão de Raj Kapoor – o actor teve uma carreira recheada de êxitos, tendo integrado o elenco de mais de 150 filmes, segundo a estação pública britânica BBC.

Foi precisamente a fazer da versão mais nova do seu irmão, à data já bem conhecido dos estúdios de Bollywood, que começou a entrar em filmes quando era ainda criança, nos anos 40/50, mas foi sobretudo nas décadas de 1970 e 80, em que protagonizou vários títulos ao lado de outra superestrela, Amitabh Bachchan, que o seu sucesso se consolidou.

Na sua longuíssima filmografia destacam-se títulos como Amor é Vida, Amor Sublime, Caminhos Diferentes e Sofrimento de amor, este último estreado em Portugal na década de 1970, tendo ficado meses e meses em cartaz em Lisboa.

Shashi Kapoor foi casado com a actriz inglesa Jennifer Kendal (1933-1984), com quem trabalhou tanto em teatro como em cinema (juntos fizeram produções que se tornaram históricas no seu Prithvi Theatre, companhia icónica de Bombaim). A sua entrada para a família Kendal – a mulher do actor tinha uma irmã que também era actriz, Felicty – terá sido crucial para que participasse numa dúzia de filmes ingleses e americanos.

O seu sucesso internacional deve-se, lembra hoje a imprensa britânica, ao facto de ter entrado em vários dos filmes mais populares da Merchant Ivory Productions, empresa de cinema fundada em 1961 por Ismail Merchant e James Ivory, responsável por êxitos como Shakespeare-wallah, de 1965, e Verão Indiano (Heat and Dust no original), de 1983.

Conhecido pelo charme e um sorriso capaz de arrastar milhares de fãs, sobretudo entre as mulheres, assim o descreve a mesma BBC, Shashi Kapoor deixou os ecrãs e o palco quase por completo depois da morte da mulher, em 1984, tendo recebido vários prémios-carreira depois disso.

Mal foi noticiada a sua morte, os seus admiradores começaram a prestar-lhe tributo nas redes sociais. Entre eles está o primeiro ministro-indiano Narendra Modi, que recordou o contributo de Kapoor no cinema, mas também no teatro. “A versatilidade de Kapoor pode ser vista tanto nos seus filmes como no teatro, que ele promoveu com grande paixão. O seu talento como actor será recordado durante gerações”, escreveu o chefe de Governo do Twitter.

Sugerir correcção
Comentar