Portugal e Marrocos preparam ligação por cabo eléctrico com 220 quilómetros

Portugal tem mais de 1300 empresas a exportar para Marrocos. E de acordo com dados fornecidos por fonte diplomática, estão inscritos na Embaixada de Portugal em Rabat 1163 cidadãos.

De acordo com dados oficiais, há 1163 cidadãos portugueses em Marrocos
Fotogaleria
De acordo com dados oficiais, há 1163 cidadãos portugueses em Marrocos Miguel Manso
No total, 1300 empresas portuguesas exportam para marrocos
Fotogaleria
No total, 1300 empresas portuguesas exportam para marrocos Daniel Rocha

Os governos português e marroquino estão a concluir os estudos para iniciar durante o primeiro semestre de 2018 a construção de um cabo de interligação eléctrica entre os dois países, que terá uma extensão de 220 quilómetros.

Fonte do executivo português disse à agência Lusa que a questão das interconexões energéticas será um dos principais temas em cima da mesa na 13ª Cimeira Luso-Marroquina, que começa na segunda-feira em Rabat e cuja delegação portuguesa será liderada pelo primeiro-ministro, António Costa, integrando, também, o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches.

Este projecto de investimento para a construção do cabo de interligação eléctrica está avaliado entre 500 e 700 milhões de euros, tendo como modelo técnico e financeiro o esquema de operação usado na ligação edificada entre a Holanda e o Reino Unido, que custou cerca de 600 milhões de euros.

"Vários consórcios manifestaram já interesse neste projecto, que terá um modelo de financiamento baseado no pagamento de uma taxa pela passagem de electricidade de um lado para o outro. Portugal, que já exportou electricidade no valor de 160 milhões de euros no ano passado, vai seguramente aumentar as suas vendas, mas poderá também importar a custos mais baixos em caso de necessidade", referiu fonte do Governo português.

No plano técnico, o cabo de interligação eléctrica permitirá a Portugal vender energia a Marrocos em alguns momentos de um determinado dia e, eventualmente, comprar em outras alturas desse mesmo dia. O transporte de energia far-se-á nos dois sentidos", completou o mesmo responsável.

De acordo com os estudos, que se encontram em fase de conclusão, o cabo deverá ligar a zona de Tavira, no Algarve, à cidade marroquina de Tânger.

Ao nível político, um dos principais passos para o arranque deste projecto deu-se com assinatura, no ano passado, no âmbito da cimeira do clima em Marraquexe (COP 2016), de um acordo denominado "Roteiro para a sustentabilidade eléctrica entre Marrocos e mercado único europeu".

Além de Marrocos e Portugal, este acordo foi também subscrito pelos governos de Espanha, França e Alemanha, e nele se prevê "um planeamento para uma progressiva integração dos mercados energéticos" - um objectivo para o qual se considera fundamental "o reforço das interligações de energia entre a Península Ibérica e o resto da Europa, bem como a futura interligação entre Portugal e Marrocos".

"Para Portugal, esta declaração conjunta configurou mais um avanço relevante na estratégia de desenvolvimento das infra-estruturas de transporte transfronteiriças, que são consideradas fundamentais para garantir a política de promoção das energias renováveis e de segurança de abastecimento", frisa o executivo de Lisboa.

Reflexo da importância atribuída por Portugal a este projecto de interconexão ao nível da electricidade está o facto de o secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, desde o início do seu mandato, ter estado já por quatro vezes em Marrocos.

"Há uma grande intensidade em relação aos planos dos dois países na área da energia. Ao nível institucional e empresarial, Portugal tem estado sempre presente nas feiras de energia realizadas em Marrocos", acrescentou o membro responsável do Governo português.

Relações comerciais

Mais de 1300 empresas nacionais estão a exportar para o mercado marroquino, país que registou no ano passado um crescimento económico na ordem dos 4%, como disse à agência Lusa fonte do Governo português. Estes são alguns dos principais dados do quadro económico-financeiro das relações bilaterais luso-marroquinas.

De acordo com os dados do executivo de Lisboa, Marrocos é um mercado com "fortes potencialidades de expansão" para os produtos portugueses, sobretudo pela sua proximidade geográfica, e constitui já um importante parceiro comercial".

Marrocos, segundo os indicadores do Instituto Nacional de Estatística (INE), foi o décimo cliente de Portugal em 2016, num mercado no qual estão envolvidas mais de 1300 empresas exportadoras nacionais.

"Entre Janeiro e Setembro de 2017, as exportações para Marrocos registaram uma subida de 12,3% face ao período homólogo de 2016, correspondendo a 559,5 milhões de euros. A estrutura das exportações portuguesas para Marrocos, por grandes grupos de produtos, revela uma predominância dos combustíveis minerais (39,7% do total em 2016), dos metais comuns (19,1%) e das máquinas e aparelhos (9,5%)", refere-se nos mesmos dados aos quais a agência Lusa teve acesso.

Relativamente às importações provenientes de Marrocos, registou-se em 2016 uma forte concentração em dois grupos de produtos: máquinas e aparelhos (34%) e produtos agrícolas (24%).

Ainda no que respeita ao plano económico-financeiro, e na perspectiva do executivo de Lisboa, assiste-se igualmente a uma tendência para o "incremento das pequenas e médias empresas (PME) nacionais a operar em Marrocos, em detrimento das grandes empresas".

"Em termos sectoriais, a presença nacional é cada vez mais diversificada. Para além da fileira da construção (construção civil, obras públicas e materiais de construção), verifica-se uma crescente penetração de empresas nas áreas da consultoria e engenharia, confecção, indústria farmacêutica, energia, agro-indústria e serviços, assim como no sector automóvel", salienta o Governo português.

Já sobre os portugueses residentes em Marrocos, de acordo com dados fornecidos por fonte diplomática, estão inscritos na Embaixada de Portugal em Rabat 1163 cidadãos - uma comunidade maioritariamente masculina (66%) que trabalha em empresas de capital nacional e que se concentra, sobretudo, no eixo Casablanca/Rabat, em Tânger e em Marraquexe.

"As actividades económicas desenvolvidas pelos portugueses inserem-se nos sectores da construção civil (engenheiros, empreiteiros), comércio, indústria, têxteis, electrónica e serviços, caracterizando-se a emigração para este país por ser constituída também por quadros técnicos jovens", especificou a mesma fonte.

No plano da justiça, no final de Julho de 2017, encontravam-se presos em estabelecimentos prisionais marroquinos oito cidadãos nacionais.

Já a comunidade marroquina em Portugal é composta por 1681 cidadãos, sendo a sexta maior comunidade de origem africana, depois dos cinco países lusófonos de África.

Sugerir correcção
Comentar