NASA vai restaurar sala de controlo da missão Apolo 11

Centro vai abrir ao público no Verão de 2019, quando se comemorarem os 50 anos da chegada do Homem à Lua.

Foto
A sala foi designada monumento nacional em 1985 NASA

A mítica sala de controlo da NASA, onde no dia 20 de Julho de 1969 se ouviu a frase "The Eagle has landed", vai ser restaurada e aberta ao público no Verão de 2019, quando se comemorarem os 50 anos da chegada do Homem à Lua.

Em comunicado, a NASA diz que a ideia de recuperar a sala de controlo já existia, mas só agora vai ser possível concretizá-la, graças ao financiamento angariado pela fundação Space Center Houston (a agência espacial norte-americana não especifica quanto custará o plano de recuperação).

"O MCC [Mission Control Center] foi designado Monumento Histórico Nacional em 1985. Ao longo dos anos foi feito algum trabalho para restaurar parcialmente o centro para a configuração que tinha na era do Programa Apolo, mas a restauração não foi total e o centro continuou a deteriorar-se", explica a NASA.

O centro vai ser recuperado ao pormenor – o que ainda for original vai ser arranjado, como o painel de controlo de voo, e vão ser comprados objectos da época, como cinzeiros e caixotes do lixo.

"A restauração desde Monumento Histórico Nacional vai criar um espaço para a geração Apolo recordar uma época incrível da História e manter a inspiração viva para a próxima geração. As lições que aprendemos com o Programa Apolo abriram as portas aos programas seguintes da NASA, incluindo o programa dos Space Shuttle, que tornou possível a construção da Estação Espacial Internacional, e o Programa Orion, que vai levar astronautas para o espaço profundo e mais além do que alguma vez foram", conclui a agência espacial norte-americana.

Sugerir correcção
Comentar