PSD exige ao Governo esclarecimentos sobre caso de Legionella em escola

Na quarta-feira, o pavilhão gimnodesportivo da Escola EB2/3 e Secundária de Ourique, no distrito de Beja, foi encerrado após ter sido detectada Legionella na água. Os deputados do PSD querem saber que medidas já foram tomadas ou determinadas pelo Governo.

Foto
Miguel Manso

O PSD exigiu, esta quinta-feira, ao Governo o "rápido e cabal esclarecimento" do caso de Legionella detectado num balneário de uma escola de Ourique, no Alentejo, que considera uma situação "grave" em termos de saúde pública.

A exigência surge numa pergunta que quatro deputados do PSD dirigiram, esta quinta-feira, aos ministros da Educação e da Saúde relativa ao caso do valor positivo de Legionella detectado na água do balneário feminino do pavilhão gimnodesportivo da Escola dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundária de Ourique, no distrito de Beja. Os deputados querem saber que medidas já foram tomadas ou determinadas pelo Governo.

"Esta situação é grave em termos de saúde pública e deve ser objecto de rápido e cabal esclarecimento, sob pena de poder voltar a ocorrer em quaisquer outras instalações de uso social ou colectivo existentes no país, especialmente no caso daquelas que sejam frequentadas por crianças, jovens ou idosos", referem os deputados na pergunta, também enviada à agência Lusa.

Segundo os parlamentares, o caso de Ourique, associado a outros casos recentes de detecção de Legionella, sendo o "mais grave" o ocorrido no Hospital de S. Francisco Xavier, em Lisboa, que "causou cinco mortes e mais de 50 casos de doença, é susceptível de gerar alarme social, sendo já indesmentível a crescente preocupação com que os portugueses assistem à proliferação de casos de contaminação de estabelecimentos públicos pela bactéria".

Na quarta-feira, a Câmara de Ourique informou que o balneário feminino do pavilhão gimnodesportivo da escola foi encerrado após ter sido detectado um valor positivo de Legionella na água numa das análises de rotina que o município realiza "por sua estrita iniciativa" à qualidade da água dos equipamentos públicos do concelho de maior utilização.

"De imediato", foi encerrado o balneário e contactada a Autoridade de Saúde Pública e procedeu-se a mais averiguações, que "levaram ao desencadear de uma intervenção preventiva e à adopção de mecanismos de desinfecção", indicou o município.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Ourique, Marcelo Guerreiro, disse que "não há qualquer caso de doença" entre alunos, professores e funcionários da escola, que o município já informou a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo sobre a situação e que devido ao encerramento do balneário feminino não estão a decorrer actividades no pavilhão gimnodesportivo da escola.

O director do estabelecimento, Fernando Santos, acrescentou, em comunicado, que as atividades lectivas, no espaço, serão retomadas "assim que a situação se encontre regularizada".

Os deputados também querem saber se o Governo confirma estas declarações.

Sugerir correcção
Comentar