PS propõe a Rui Moreira que compre ex-Colégio Almeida Garrett

Socialistas defendem que a oportunidade de ficar com "quarteirão" da Universidade do Porto não deve ser perdida.

Edifícios instalados no terreno estão muito degradados
Fotogaleria
Edifícios instalados no terreno estão muito degradados Nelson Garrido
Manuel Pizarro visitou o imóvel acompanhado do reitor da Universidade do Porto
Fotogaleria
Manuel Pizarro visitou o imóvel acompanhado do reitor da Universidade do Porto Nelson Garrido
A maior parte dos espaços do ex-colégio estão vazios
Fotogaleria
A maior parte dos espaços do ex-colégio estão vazios Nelson Garrido
Sebastião Feyo de Azevedo explicou a opção de venda do imóvel
Fotogaleria
Sebastião Feyo de Azevedo explicou a opção de venda do imóvel Nelson Garrido
O TUP ainda funciona nas velhas instalações
Fotogaleria
O TUP ainda funciona nas velhas instalações Nelson Garrido

Os vereadores do PS vão propor ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que exerça o direito de preferência na aquisição do ex-Colégio Almeida Garrett, que a Universidade do Porto alienou em hasta pública. Os socialistas visitaram o imóvel com entrada pela Praça do Coronel Pacheco, na manhã desta quinta-feira, acompanhados do reitor da UP, Sebastião Feyo de Azevedo, que não quis assumir qualquer preferência sobre o futuro do terreno que tem já um comprador disposto a pagar 6,1 milhões de euros por ele.

São vários edifícios de janelas amplas e pé direito alto, que estão absolutamente degradados, apesar de a UP ter investido ali, nos últimos quatro anos, “400 mil euros para que não caia”, ouviu o vereador Manuel Pizarro, assim que entrou na casa principal do ex-Colégio Almeida Garrett. A rodeá-la tem um espaço verde de dimensões consideráveis, há uma entrada directa também para a Travessa de Cedofeita e, acredita o socialista, “uma operação urbanística simples” permitiria ainda abrir um acesso para a Rua de Cedofeita.

É, aliás, a proximidade da Rua de Cedofeita, e o facto de cerca de 2850 metros quadrados do imóvel estarem incluídos na zona de protecção desta artéria – bem mais do que se pensava inicialmente - que permite que a autarquia possa exercer o direito de preferência, caso o pretenda. Na reunião do executivo da passada terça-feira, Rui Moreira afirmou que “em princípio” a câmara não estaria interessada em ficar com o imóvel, o que justificou com o facto de a avaliação do espaço, feita pelos serviços da autarquia, não lhe atribuir um valor superior a 4,9 milhões de euros e o prédio ter sido comprado em hasta pública por 6,1 milhões. “Embora o direito de preferência pudesse ser legalmente exercido, a Câmara teria que pagar 6,1 milhões de euros por um imóvel avaliado abaixo dos cinco milhões. 35% acima do valor da avaliação”, disse, na altura, o autarca.

Pizarro contrapôs, logo durante aquela intervenção, que era necessário ter em conta também “o valor da oportunidade”, argumento que repetiu, agora, durante a visita ao ex-Colégio Almeida Garrett. “No centro da cidade só existem três quarteirões de dimensões semelhantes: o da Escola Académica, o da Companhia Aurifícia e este”, afirmou, dando conta que nenhum dos outros quarteirões está em vias de ficar “disponível num curto espaço de tempo”.

O socialista não quis traçar directivas fechadas sobre o que poderia ser feito naquele terreno, mas não deixou de se referir à necessidade de a cidade ter “mais espaços de fruição”, como o que seria permitido pelos jardins do ex-colégio, argumentando também que os edifícios poderiam ser convertidos em “locais de apoio às artes, residências para estudantes ou habitação”. “É preciso reactivar a função de habitação. Quando somos confrontados com uma situação real, não podemos deixar que a opção para turistas seja a que prevalece”, defendeu.

Manuel Pizarro garantiu que, hoje mesmo, iria seguir uma carta para Rui Moreira “clarificando” que a posição dos socialistas é que a Câmara do Porto exerça o direito de preferência na compra do imóvel. O vereador garantiu também que irá “suscitar o assunto à votação do executivo”, no caso de não haver uma resposta prévia do presidente da câmara.

Rui Moreira indicou, na reunião de câmara desta semana, que a autarquia foi informada a 17 de Novembro da possibilidade de exercer o direito de preferência através do serviço Casa Pronta. As entidades públicas têm dez dias para exercer esse direito, após o anúncio, mas, segundo foi comunicado aos jornalistas durante a visita, existia um erro no anúncio anterior relativo ao ex-Colégio Almeida Garrett, pelo que a UP irá proceder à inserção de um novo anúncio na Casa Pronta, o que dá à autarquia mais algum tempo para decidir. O presidente da câmara admitiu ouvir a proposta do PS sobre o assunto.

Sem querer pronunciar-se sobre eventuais preferências da UP em ver o imóvel permanecer na esfera pública, Sebastião Feyo de Azevedo garantiu, contudo, que a venda do espaço não irá afectar a actividade do Teatro Universitário do Porto (TUP), que ali funciona. Apesar de já estar prevista a instalação do TUP em novas instalações, estas estão a sofrer obras que só deverão estar concluídas no final do primeiro trimestre de 2018 e o prazo de saída da companhia do espaço actual é o final deste ano. “Temos feito todo o trabalho para que TUP não vá ter problemas. Vamos ver como resolvemos isto, mas ainda temos mais de um mês pela frente e muita antes disso vamos com certeza ver com eles [o TUP] qual vai ser a solução”, disse o reitor.

Sugerir correcção
Comentar