Orçamento Participativo de Cascais é um dos mais votados do país

Controlo de natalidade de pombos e a criação de um espaço multicultural são algumas das propostas contempladas no Orçamento Participativo da autarquia

Foto
A construção de pombais contraceptivos é uma das propostas colocadas ANTONIO COTRIM

Decorre até dia 8 de Dezembro a votação para o Orçamento Participativo de Cascais que, na sua sétima edição, leva a votos 36 projectos propostos por cidadãos do concelho. Há propostas em diversas áreas e tão singulares como uma paragem de autocarro com diversas infra-estruturas, mais habituais em espaços cobertos do que em plena rua.

A autarquia, que já em 2016 tinha acumulado 58.567 votos, sendo o mais votado do país, diz este ano ter ultrapassado esse número, perfazendo aproximadamente o dobro de votos obtidos no Orçamento Participativo de Lisboa.

A Câmara Municipal de Cascais selecciona projectos com um tecto máximo de 300 mil euros que vão a votos pelos munícipes, apresentando um orçamento mínimo 1,5 milhões de euros para a execução dos mesmos. O seu cumprimento é feito dentro de dois ou três anos, dependendo de serem ou não obrigados a ir a concurso público.

Este ano vão a votos projectos em 13 categorias diferentes, entre as quais desporto, cultura, saúde, acção social ou mesmo protecção animal.

Os projectos que os cascalenses poderão seleccionar são vários e incluem a construção de pombais contraceptivos para controlo da população de pombos em São Domingos de Rana, um espaço multicultural na área de Cascais ou a implementação de paragens de autocarros cobertas dotadas com infra-estruturas de água, electricidade e internet.

O processo de votação pode ser feito através do sms, em que tudo o que é necessário é um código de votação (adquirido num dos vários pontos de distribuição no concelho) e um número de telemóvel válido para votar a favor ou mesmo contra a proposta pretendida.

Nas últimas seis edições, foram seleccionados 88 projectos, num valor de investimento total de 15,8 milhões de euros e a sua taxa de execução tem sido bastante elevada, encontrando-se nos 93%.

Entre os vencedores de anos anteriores encontram-se a Sociedade Musical União Paredense (SMUP), que promove eventos muito diferentes, um centro de protecção animal em Alcabideche, a requalificação de variadas estruturas como escolas ou mesmo um abrigo de gatos na zona do Estoril.

O orçamento Participativo de Cascais, que visa contribuir para uma participação informada dos munícipes nas decisões sobre os investimentos municipais é para a autarquia um “instrumento de fundamental importância” na sua estratégia, sendo que neste momento a cada 1,2 quilómetro do concelho há uma obra do OP concretizada ou em curso.

Votar no Orçamento Participativo dá ainda 15 pontos na app CityPoints, a aplicação de telemóvel criada pela autarquia, vencedora dos World Summit Awards 2007. 

A votação iniciada a 4 de Novembro fecha a 8 de Dezembro mas será apenas a 15 desse mês que serão conhecidos os projectos mais votados.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar