Grêmio domina Lanús e conquista Libertadores pela terceira vez

O primeiro golo foi marcado por Fernandinho e o segundo por Luan, que garantiram a vitória dos brasileiros face à equipa argentina.

Fotogaleria
Os jogadores do Grêmio com o troféu Reuters/MARCOS BRINDICCI
Fotogaleria
O guarda-redes Marcelo Grohe festeja o triunfo do Grêmio após o apito final Reuters/AGUSTIN MARCARIAN
Fotogaleria
A multidão que assistiu à final da Libertadores no estádio do Grêmio Reuters/DIEGO VARA
Fotogaleria
Renato Gaucho, treinador do Grêmio Reuters/AGUSTIN MARCARIAN
Fotogaleria
A festa dos jogadores do Grêmio Reuters/MARCOS BRINDICCI

Os brasileiros do Grêmio de Porto Alegre dominaram os argentinos do Lanús e conquistaram, na quarta-feira, pela terceira vez, a Taça Libertadores da América em futebol (o equivalente à Liga dos Campeões no continente europeu), após um triunfo na Argentina por 2-1.

A formação de Renato Gaúcho, que já tinha vencido em casa por 1-0, com um golo de Cícero, resolveu, praticamente, a final na etapa inicial, com golos de Fernandinho, aos 27 minutos, e de Luan, com grande classe, aos 42'.

Na segunda parte, José Sand reduziu de penálti, aos 70 minutos, e o Lanús ainda sonhou repetir o feito das meias-finais, em que afastou o River Plate depois de estar a perder em casa por 2-0 e de um desaire fora por 1-0, mas o Grêmio não deixou.

O tricolor gaúcho, com o ex-flaviense e vimaranense Geromel no centro da defesa e o ex-benfiquista Bruno Cortez como lateral esquerdo, repetiu, assim, os títulos de 1983 e 1995, enquanto o Lanús falhou o que seria o seu primeiro ceptro.

Além do triunfo, que o coloca no quinto lugar do ranking da prova e no primeiro entre os brasileiros, a par de São Paulo e Santos - lidera o Independiente, com sete -, o Grêmio vai, em Dezembro, desafiar o Real Madrid no Mundial de clubes.

Em Lanús, os argentinos fizeram rebentar foguetes antes do encontro, mas os jogadores da casa entraram muito nervosos, pressionados pela desvantagem, e nunca conseguiram colocar em sobressalto a defesa dos brasileiros.

O Grêmio, muito mais tranquilo, foi impondo o seu jogo, o seu futebol mais técnico, e, depois de uma primeira ameaça de Lucas Barrios, Fernandinho aproveitou uma falha de José Gomes, correu meio campo e fuzilou Andrada, aos 27 minutos. A formação local ameaçou num livre de Maxi Velázquez, aos 30 minutos, mas o Grêmio manteve-se por cima e, aos 42', aumentou a vantagem, após fantástica jogada individual de Luan, que passou toda a defesa contrária e bateu Andrada com um chapéu.

Na parte final da primeira parte e no início da segunda, Lucas Barrios, em noite desinspirada, falhou o terceiro dos brasileiros e, aos 75 minutos, após falta de Jailson sobre Lautaro Acosta, José Sand reduziu de penálti, apontando o seu nono golo na prova, para se consagrar como melhor marcador da edição 2017. Foi, porém, apenas um prémio de consolação para o Lanús, que já não conseguiu, sequer, chegar ao segundo golo, nem mesmo depois da expulsão de Ramiro, aos 83 minutos. Até final, foi Luan que quase bisou, em mais um momento artístico, aos 90'.

Na Argentina, a festa foi brasileira, com Renato Gaúcho a consagrar-se como o primeiro brasileiro a vencer a prova como treinador e jogador. Em 1983, tinha triunfado como futebolista, para ainda bisar na Taça Intercontinental, no 2-1, após prolongamento, aos alemães do Hamburgo.

Sugerir correcção
Comentar