Esquece a caixa de areia. Já existe uma casa de banho para gatos e cães pequenos

Foto

UNSPLASH

Depois de uma caixa de areia mais funcional, surge um novo recipiente que poupa os donos de gatos e cães pequenos da tarefa de limpeza. A Catolet é uma caixa automática que dá aos animais de estimação uma casa de banho com funcionamento semelhante aos equipamentos sanitários dos seus donos.

A ideia de criar uma caixa totalmente automática não é recente, mas a equipa norte-americana, responsável pelo desenvolvimento do produto, garante que o “princípio de funcionamento do dispositivo nunca foi usado anteriormente”. A principal distinção em relação a outras invenções do mercado é o sistema de transporte para eliminação de resíduos, que inclui a lavagem e descarga automáticas.

A Catolet é composta por utensílios sanitários acrílicos que permitem estabelecer uma ligação directa com o abastecimento de água e esgotos. O sistema de limpeza é também simples: um sensor detecta a presença do animal e quando este abandona a caixa, inicia-se automaticamente o processo de trituração dos desperdícios. Estes são descartados de imediato para os esgotos sem ser necessário separá-los para um recipiente diferente. O passo seguinte é a lavagem automática. Todo o processo pode ser regulado pelo dono do animal e, em poucos minutos, a caixa está pronta para ser utilizada novamente.

Para funcionar, a Catolet pode ser ligada directamente a uma fonte de energia externa ou basta utilizar a bateria interna, que tem autonomia de três meses. Além disso, pode ser conectada a uma aplicação móvel e está equipada com um sistema de alarme, permitindo ao proprietário do animal ajustar o tempo e a frequência do sistema de limpeza automática e ser alertado em caso de emergência. A aplicação é suportada por plataformas iOS e Android.

A caixa tem as dimensões necessárias para poder ser utilizada por gatos e cães pequenos — em qualquer divisão da casa — e vem equipada com uma tampa adicional, o chamado abrigo, para os animais se sentirem protegidos durante a sua utilização. O dispositivo oferece ainda um sistema integrado de treino para ajudar o animal a adaptar-se e a familiarizar-se com a sua nova casa de banho.

Foto

A invenção tem actualmente uma campanha de crowdfunding activa na plataforma Kickstarter e já conseguiu angariar quase 11 mil dólares (9.256 euros). O objectivo é reunir 60 mil dólares (50.490 euros) para avançar com a produção até ao fim da campanha, no dia 7 de Janeiro. O kit — disponível em quatro cores — pode ser adquirido a partir de 159 dólares (cerca de 133 euros), com entrega prevista para Abril de 2018.

Sugerir correcção
Comentar