Senadores do PP ganham lotaria com número 155 no dia da aprovação do artigo

O Senado tinha aprovado a aplicação, inédita, do artigo 155 da Constituição. Cinco senadores apostaram em bilhete terminado no mesmo número e comprado no aeroporto, de regresso a casa.

Os números foram sorteados no dia da compra, ainda o 155 não estava em vigor na Catalunha
Fotogaleria
Os números foram sorteados no dia da compra, ainda o 155 não estava em vigor na Catalunha Juan Medina/Reuters
Rajoy no Senado no dia em que foi votada a aplicação do 155
Fotogaleria
Rajoy no Senado no dia em que foi votada a aplicação do 155 JJ GUILLEN/Reuters

Votava-se no Senado que é onde o recurso ao artigo 155 tem de ser aprovado para ser aplicado por um Governo, que assim ganha vastos poderes para interferir numa comunidade autonómica. Nesse mesmo dia, cinco senadores do Partido Popular, que tem maioria nesta câmara, ainda foram a tempo de comprar bilhetes da lotaria da ONCE conhecida como “cuponazo”.

Sabe-se que os senadores compraram o bilhete – ou bilhetes – no próprio dia 27 de Outubro, a sexta-feira em que se votou, pela primeira vez em Espanha, a aplicação do artigo 155 da Constituição. No dia seguinte, o que os senadores tinham aprovado foi confirmado em Conselho de Ministros, entrando, na prática, em vigor, na segunda-feira seguinte, 30 de Outubro.

O PP, de Mariano Rajoy, recusou revelar a identidade dos senadores ou o valor do prémio, mas fez saber que nenhum é catalão (só há um senador catalão, o candidato dos conservadores de direita às eleições autonómicas de 21 de Dezembro, Xavier García Albiol). Sabe-se ainda que todos são de fora de Madrid – o bilhete foi comprado num posto de venda do aeroporto da capital.

Segundo conseguiu apurar o jornal El País junto de membros do partido, quatro destes senadores são andaluzes; sobre o quinto ninguém quis dar quaisquer pormenores uma vez que foi eleito por uma província que tem poucos senadores e seria fácil deduzir a sua identidade.

O sorteio aconteceu na mesma noite da compra e um dos sete números premiados com o “cuponazo” (parte do Super Once, uma lotaria diária) foi o 93.155. A notícia não o foi durante um mês, com os senadores em causa a tentarem que não chegasse a sê-lo, mas os rumores e as piadas que corriam no Senado e entre os parlamentares acabaram por chegar aos ouvidos dos jornalistas.

Ninguém dá informações sobre o valor do prémio. “Não foi um prémio para garantir uma reforma”, diz um dos membros do PP que falou ao El País. O que sabe é que aos prémios adicionais, caso deste com o número terminado em 155, correspondeu 100 mil euros por bilhete. O que não se sabe é se os senadores compraram cada um o seu ou um a dividir pelos cinco.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários