Seis aldeias do distrito de Beja abastecidas de água através de autotanques

Os furos estão "em ruptura" devido à seca e têm pouca água face às necessidades das populações de Mértola e Odemira.

Foto
Rui Gaudencio

O abastecimento público está a ser assegurado com recurso a água transportada através de autotanques em seis aldeias do distrito de Beja, onde todos os municípios já adoptaram medidas para poupar água devido à seca.

Trata-se das aldeias de Bicada, Ledo e Penedos, no concelho de Mértola, e de Relíquias, Luzianes-Gare e Nave Redonda, no concelho de Odemira, num total de cerca de 650 habitantes, segundo informações prestadas à agência Lusa pelos municípios e pela empresa Águas Públicas do Alentejo (Agda).

Os reservatórios das aldeias de Bicada e Ledo, que têm cerca de 20 e 30 habitantes, respectivamente, estão a ser abastecidos com água transportada por autotanque pela câmara de Mértola, desde o início do Verão e "duas vezes por semana por serem pequenos", disse à Lusa o chefe de gabinete do presidente do município, Luís Madeira.

Já o reservatório da aldeia de Penedos, que tem 101 habitantes, está a ser abastecido, também desde o início do Verão e com a regularidade necessária, com água transportada através de autotanque pelos Bombeiros de Mértola e a pedido da Agda, disse à Lusa a administradora da empresa Susana Ramalho.

O transporte de água para os depósitos tornou-se necessário porque os furos que normalmente abastecem as aldeias de Bicada, Ledo e Penedos estão "em ruptura" devido à seca e têm poucas disponibilidades de água face aos consumos necessários, explicou Luís Madeira.

Os reservatórios das aldeias de Relíquias, Luzianes-Gare e Nave Redonda, com um total de cerca de 500 habitantes, estão a ser abastecidos, desde o início do Verão e "dia sim, dia não", com água transportada através de camiões-cisterna pelos bombeiros, disse à Lusa o presidente da câmara de Odemira, José Alberto Guerreiro.

Segundo Susana Ramalho, nos 20 concelhos abrangidos pela Agda, como os de Mértola e Odemira, o abastecimento público de água em alta é responsabilidade da empresa nas aldeias com mais de 100 habitantes, como Penedos, Luzianes-Gare e Relíquias, e dos municípios nas com menos de 100 habitantes, como Bicada, Ledo e Nave Redonda.

Devido à seca, os 14 municípios do distrito de Beja já adoptaram medidas com vista à poupança de água nos respectivos concelhos. Entre as medidas, destacam-se campanhas de sensibilização da população para poupar água, redução de frequência e duração de rega de espaços verdes, fecho de água em fontanários e uso de água não potável para rega e lavagens.

A câmara de Mértola está a divulgar junto da população a campanha nacional "Vamos fechar a torneira à seca", que foi lançada pelo Ministério do Ambiente, pela Águas de Portugal, pela Agência Portuguesa do Ambiente e pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.

Já o município de Odemira reduziu a frequência de rega de espaços verdes e tem sensibilizado a população para poupar água e admite "pensar em novas medidas" se a situação de seca se mantiver, disse José Alberto Guerreiro.

A câmara de Beja, capital de distrito, também está a divulgar junto da população a campanha "Vamos fechar a torneira à seca" e desligou as fontes e os sistemas automáticos de rega de espaços verdes e só está a regar "pontualmente" e à noite "zonas de extrema necessidade", segundo informações prestadas à Lusa pelo município.

Sugerir correcção
Comentar