Dois médicos julgados por morte de rapaz de 13 anos

Estão acusados de negligência grosseira. Caso aconteceu em 2010, no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Foto
RUI GAUDENCIO

Um pediatra e um cirurgião vão ser julgados pelo crime de homicídio por negligência grosseira de uma criança de 13 anos, em Agosto de 2010, depois de ser atendida no Serviço de Urgência do Hospital de Chaves, avançam o Jornal de Notícias e o Correio da Manhã nesta terça-feira. O Ministério Público acredita que os dois médicos desvalorizaram os sintomas da criança, que se queixava de “fortes dores de barriga generalizadas e vómitos frequentes”, quando deu entrada no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). O jovem morreu três dias depois.

David Pereira, de 13 anos, foi atendido, observado e acompanhado pelo pediatra, que solicitou a colaboração de outro médico da especialidade de cirurgia. Ambos desvalorizaram os sintomas. Os pais, perante o agravamento do estado de saúde da criança, exigiram que o filho fosse observado por outro médico.

O terceiro clínico concluiu, após consulta, que o doente precisava de ser observado num hospital do Porto. David não resistiu e morreu ainda na ambulância, com “lesões de perfuração do duodeno derivadas de úlcera duodenal”.

Foi instaurado um inquérito, que deu origem a um processo disciplinar, já em 2012, tendo sido solicitada a sua avocação à Inspecção-Geral das Actividades em Saúde, devido à “complexidade” do caso.

Um dos clínicos envolvidos – o JN não indica qual – já está reformado, mas outro continua em funções.

Sugerir correcção
Comentar