Avaliação bancária das casas atinge em Outubro máximos de um ano

A avaliação bancária das casas atingiu em Outubro o valor mais alto dos últimos 12 meses, fixando-se em 1.141 euros por metro quadrado

Foto
Diogo Baptista

O valor médio de avaliação bancária para o total do País, de 1.141 euros por metro quadrado (m2) em Outubro, representou mais seis euros, ou um aumento de 0,5%, face a Setembro anterior e 5,6% face a Outubro do ano passado, informou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira.

Nos apartamentos, o valor médio das avaliações bancárias registou uma variação nula em Outubro, face a Setembro, situando-se no mesmo valor do mês anterior, de 1.192 euros/m2. As regiões autónomas representaram simultaneamente o maior aumento, na  Madeira (1,8%), e a descida mais acentuada, nos Açores (menos 3,4%), destacando-se ainda uma redução no valor da Área Metropolitana de Lisboa (0,2%).

Contudo, face a Outubro do ano passado, o valor médio de avaliação dos apartamentos aumentou 6%. A Região Autónoma da Madeira (9,4%), o Algarve (7,2%) e o Centro (7,1%) foram os que registaram crescimentos maiores.

O valor médio de avaliação para a tipologia de apartamento T2 situou-se em 1.199 euros/m2, mais três euros do que em Setembro.

Nos apartamentos T3, registou-se uma descida de um euro, tendo o valor médio diminuído para 1.120 euros/m2.

Em sentido contrário, nas moradias, verificou-se em Outubro passado uma subida mensal de 1% no valor médio das avaliações bancárias, fixadas em 1.062 euros/m2, ou mais 11 euros do que em Setembro, mas em termos homólogos o valor médio de avaliação das moradias aumentou 5,1%.

Quando comparado com Setembro, as moradias de tipologia T3 aumentaram oito euros em Outubro, para 1.042 euros/m2, enquanto a tipologia T4 aumentou 17 euros para 1.072 euros/m2.

Sugerir correcção
Comentar