Quem é Meghan Markle, a noiva de Harry?

Actriz e príncipe vão casar na próxima Primavera.

Fotogaleria
Esta segunda-feira durante uma sessão fotográfica, depois do anúncio do casamento Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
Harry pediu a actriz em casamento no início do mês Reuters/TOBY MELVILLE
Fotogaleria
O casal no primeiro evento oficial, em Setembro Reuters/Mark Blinch
Fotogaleria
A actriz com a mãe nos jogos Invictus Reuters/MARK BLINCH

Quem é a noiva do príncipe Harry? Meghan Markle, 36 anos, nasceu a 4 de Agosto de 1981, é norte-americana, filha de pai branco e mãe negra, frequentou um colégio católico, fez um curso de comunicação social e seguiu a carreira de actriz. É divorciada.

Meghan Markle é tudo o que a casa real britânica rejeitava até há pouco tempo, recorde-se que o rei Eduardo VIII teve de renunciar ao trono para casar com uma mulher divorciada, também norte-americana. Recorde-se que o príncipe é, até ao nascimento do terceiro filho do irmão, o quinto na linha de sucessão, atrás de Carlos, William e dos filhos deste, George e Charlotte. É três anos mais velha do que Harry.

Meghan Markle é conhecida pelo seu papel de Rachel Zane, na série Suits, que terminou agora a sua sétima temporada e que pode ser vista no Netflix. Por causa da série trocou Los Angeles, onde cresceu, por Toronto, onde viveu até há pouco tempo. Entretanto, mudou-se recentemente para Londres, mas terá de voltar a atravessar o Atlântico para terminar as suas mudanças, assim como para ir buscar um dos seus animais de estimação – a actriz tem dois cães, um já está em Londres, o outro está em casa de amigos. O final das gravações da série, assim como a mudança para a Europa fez aumentar os rumores de que o anúncio do casamento com o príncipe Harry estaria para breve. Aconteceu nesta segunda-feira.

Meghan Markle é ainda uma mulher de causas, como a igualdade de género, pela qual se pronunciou, pela primeira vez, aos 11 anos ao enviar uma carta à então primeira-dama Hillary Clinton, queixando-se de um anúncio a detergentes que reduzia a mulher à sua função de dona de casa. Muitos anos depois, em 2015, a actriz discursou sobre igualdade de géneros nas Nações Unidas, organização com a qual colabora, e recebeu uma ovação de pé, no Dia da Mulher.

É embaixadora da World Vision Canada, uma organização não governamental cristã, através da qual tem participado em campanhas de promoção da educação, alimentação, saúde e bem-estar das crianças no mundo. Por causa da sua acção humanitária já viajou até ao Ruanda.

A actriz namorou seis anos e casou com o produtor Trevor Engelson, 41 anos, em 2011. O casamento aconteceu na Jamaica e o copo de água foi na praia. O divórcio por mútuo acordo aconteceu dois anos depois.

Meghan e Harry conheceram-se em Londres através de uma amiga comum. À imprensa, nesta segunda-feira, o príncipe confessou que soube de imediato que a actriz era "a tal". O casal começou a namorar no Verão do ano passado, em Julho, mas só em Setembro deste ano foi visto junto num evento oficial, os Invictus Games, em Toronto, os jogos que o príncipe promove para apoiar os militares feridos ou doentes.

Pouco depois de terem começado a namorar, Harry sentiu necessidade de emitir uma nota à imprensa pedindo respeito e condenando os ataques "racistas" e "sexistas". Afinal, e por ser mestiça, a actriz estava a ser atacada. Em relação a esse tema, Meghan está resolvida e declara-se, numa entrevista à Elle, "orgulhosa", "forte e confiante" por ser filha de pai branco e de mãe afro-americana – o pai também está ligado ao mundo do entretenimento e a mãe é professora de ioga.

Contudo, confessa que não é fácil encontrar trabalho porque embora possa passar também por latino-americana, para uns papéis não é demasiado branca e para outros não é demasiado negra. No caso de Suits, os produtores não estavam à procura desta ou daquela cor de pele, mas de Rachel, acrescenta.

Meghan revela-se também uma mulher romântica. Na entrevista que deu à Vanity Fair, deste Outubro, levantou o véu sobre a sua relação: “Somos um casal. Estamos apaixonados. Tenho a certeza de que vai chegar uma altura em que teremos de avançar e apresentarmo-nos e ter histórias para contar, mas espero que as pessoas compreendam que este momento é nosso”, disse à revista americana. “Pessoalmente”, acrescentou, “adoro uma grande história de amor.”

Uma curiosidade: o primeiro nome de Meghan é Rachel. Rachel Meghan Markle.