As primeiras eleições desde a abolição da monarquia estão a ser “um sucesso histórico”

Esta foi a primeira fase da votação; a segunda acontecerá a 7 de Dezembro.

Fotogaleria
Estas são as primeiras eleições do Nepal em 18 anos LUSA/KIRAN PANDAY
Fotogaleria
LUSA/DHURBA DANGAL
Fotogaleria
Reuters/NAVESH CHITRAKAR
Fotogaleria
Reuters/NAVESH CHITRAKAR
Fotogaleria
Os votantes são assinalados com uma marca no dedo Reuters/NAVESH CHITRAKAR

As primeiras eleições realizadas no Nepal depois do fim da guerra civil (2006) e da abolição do regime monárquico no país (2008) aconteceram neste domingo e foram consideradas “um sucesso histórico”, com mais de 65% dos 15 milhões de eleitores registados a acorrerem às urnas para escolher os 275 membros do Parlamento e os 550 representantes das sete assembleias provinciais.

Milhões de nepaleses votaram e alguns em situações bem complicadas: as populações das aldeias remotas dos Himalaias tiveram de caminhar horas através da neve para chegar às mesas de voto, escreve a BBC. A segurança era uma das principais preocupações e fez com que os militares fossem para as ruas por prevenção, mas o dia acabou sem feridos apesar de se terem registado algumas pequenas explosões em locais de voto. Desde esta sexta-feira, as forças militares desactivaram cerca de 30 engenhos explosivos, fabricadas por guerrilheiros maoístas.

Desde o fim da guerra civil há cerca de uma década que o Nepal se encontra mergulhado num clima de instabilidade política, que fez com que dez pessoas ocupassem o cargo de primeiro-ministro nos últimos 11 anos — o que tem agravado a busca de melhores condições para os residentes do país e afectou também a reconstrução após o violento terramoto no Nepal, em 2015.

Esta foi a primeira fase da votação; a segunda acontecerá a 7 de Dezembro (nos 45 distritos em falta), altura em que deverão começar a ser divulgados os resultados eleitorais, ainda que o processo seja moroso. “Estamos satisfeitos por anunciar que alcançámos um sucesso histórico ao concluir a primeira fase das eleições em 32 distritos”, disse o responsável pela Comissão Eleitoral, Ayodhee Prasad Yadav depois do fecho das urnas, citado pela BBC.

Sugerir correcção
Comentar