Jakovenko vence etapa do Grand Prix em Las Palmas

Mamediarov e Grischuk qualificam-se para o torneio de candidatos.

Foto
DR

A quarta e última etapa da série Grand Prix, em xadrez, terminou em Las Palmas com a vitória do ex-campeão europeu, o russo Dimitri Jakovenko, em igualdade pontual com o arménio Levon Aronian, ambos totalizando 5,5 pontos dos nove possíveis. A derradeira jornada foi decisiva também para a qualificação final e, ainda mais relevante, para se conhecerem os dois últimos nomes que integrarão o próximo torneio de candidatos ao título mundial.

Shakhtiar Mamediarov, do Azerbaijão, e Alexander Grischuk, da Rússia, eram, à partida para esta última prova do Grand Prix, os dois primeiros classificados, mas já não dependiam de si próprios, uma vez que ambos já tinham participado nos três torneios que cada um dos 24 participantes na série disputava. Com hipóteses de os destronar, surgiam o francês Maxime Vachier Lagrave e o azerbaijano Teimour Radjabov, mas para isso necessitavam de terminar na primeira ou segunda posições. E, até ao fim, ambos mantiveram essa possibilidade em aberto, mas teriam obrigatoriamente de vencer na última partida.

Radjabov conseguiu vantagem perante Richard Raport, mas o húngaro resistiu tenazmente. Já Lagrave conseguiu uma enorme pressão sobre Jakovenko, mas, ao falhar um pormenor táctico, viu a vitória esfumar-se. Inconformado, tudo tentou para vencer, mas acabaria por levar longe de mais o seu esforço e sofrer uma dolorosa derrota.

Fica, assim, completo o elenco para o torneio de candidatos, do qual sairá o opositor de Magnus Carlsen para a luta pelo título mundial: Sergei Karjakin, o finalista derrotado em 2016, Levon Aronian e Ding Liren, finalistas da Taça do Mundo, Fabiano Caruana e Wesley So, com as duas melhores médias do ranking, Mamediarov e Grischuk, através do Grand Prix e Vladimir Kramnik, convidado especial da organização e da federação internacional. 

Sugerir correcção
Comentar