Autoridades tentam negociar libertação de português raptado

O português, que vivia há vários anos na Nigéria, foi sequestrado a 23 de Outubro enquanto trabalhava como inspector numa obra em Lokoja, cidade a sul da capital nigeriana. Os sequestradores exigiram um resgate.

Foto
O caso está a ser seguido de perto pelo secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro Daniel Rocha

José Machado, um engenheiro civil de 51 anos, foi raptado há mais de um mês na Nigéria por um grupo extremista e as autoridades daquele país continuam sem conseguir negociar a libertação do cidadão português, natural do Marco de Canaveses. As negociações não têm surtido efeito, disse esta semana o secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, à família, de acordo com o Jornal de Notícias.

O português, que vivia há vários anos na Nigéria, foi sequestrado a 23 de Outubro enquanto trabalhava como inspector numa obra em Lokoja, cidade a sul da capital nigeriana, por quinze pessoas armadas, que mataram dois polícias. Segundo o diário, as autoridades nigerianas têm tentado negociar a sua libertação nas últimas semanas. Os sequestradores pedem um resgate, mas desconhece-se o valor.

O caso está a ser seguido pelo Governo português, mas não adianta detalhes sobre as tentativas de resgate. Ao Expresso, fonte do Gabinete do Secretário de Estado frisou que “dada a delicadeza de que esta situação se reveste não será feito qualquer comentário concreto que possa condicionar os esforços que estão a ser desenvolvidos, em estreita cooperação com as autoridades nigerianas”.

Sugerir correcção
Comentar