Quando as coisas “estúpidas” se juntam, faz-se magia

Esta história poderia ser sobre como as pequenas coisas são importantes quando se juntam. Ou de como em equipa chegamos mais longe. Mas não é nada disso. O vídeo do canal de YouTube alemão Kurzgesagt mostra como pequenas coisas "estúpidas" se transformam em coisas importantes. Vejamos: “Átomos formam moléculas, moléculas formam proteínas, proteínas formam células, células formam órgãos, órgãos formam indivíduos, indivíduos formam sociedades.” É o fenómeno emergente, que o canal procura explicar tendo por base as formigas, o seu instinto de cooperação e o poder que ganham quando juntam. Mas também usa as nações como exemplo, desconstruindo e questionando o que torna uma nação aquilo que ela é. Serão as bandeiras? As pessoas? O território?

Através do vídeo podemos aprender que a chuva são meras moléculas de água que, isoladas, nunca causariam mossa; ou melhor, não nos impediriam de andar pela rua sem guarda-chuva. Ou até que, a partir do caos, as formigas conseguem criar uma lógica de tarefas que lhes permite serem uma colónia quase comunitária. Enquanto conceito científico, a emergência pressupõe que o comportamento em grupo, seja de átomos ou pessoas, é diferente do comportamento de cada uma das partes. Até o Big Bang resulta da soma das partes, mais do que da acção individual. Este é um tema presente em várias áreas da ciência, desde a física à biologia, mas que se estende ao campo da filosofia ou da religião. No fundo, é a “prova científica” dos apelos constantes ao trabalho em equipa ou a uma sociedade mais comunitária e menos centrada no indivíduo — à imagem das colónias de formigas.

“Tentamos explicar o Universo e a nossa existência, um vídeo de cada vez”: é assim que se define o canal Kurzgesagt, palavra alemã para "em poucas palavras", que já conta com mais de cinco milhões de subscritores e, desde 2013, procura oferecer informação num formato mais leve.