Esta aldeia suíça paga 21 mil euros a quem quiser mudar-se para lá

No dia 30 de Novembro, os habitantes de Abinen vão votar num referendo para combater o despovoamento da aldeia, atribuindo subsídios a quem se comprometer ficar por lá por uma década (pelo menos).

Foto
Vasile Cotovanu

Quando se pensa em viver numa casa plantada na colina, com as montanhas a dominar a vista, e onde os telhados se pintam de branco quando neva, o pensamento remete-se para imaginários cinematográficos. No entanto, este cenário tem tanto de idílico como de possível.

A população da pequena aldeia de Albinen, situada no cantão de Valais, quer atrair todos aqueles que se sentem dispostos a viver na calmaria das serras. O objectivo é combater o êxodo, que tem levado, nos últimos anos, grande parte dos residentes para longe de Albinen. A mudança de famílias para outros locais levou ao encerramento da escola local, como contou Beat Jost, presidente da comuna, ao jornal 20 minutes.

Assim, os habitantes de Albinen exigem que se faça algo para reverter a situação e o futuro da aldeia seja assegurado. Dos cerca de 250 habitantes daquele local, um terço assinou uma proposta apresentada ao Conselho Municipal, que será votada no final deste mês.

Foto

Existe, no entanto, uma condição essencial para aqueles que desejem viver em Albinen: o subsídio só é atribuído a quem se comprometer a viver na localidade por, pelo menos, dez anos. As famílias que se mudarem para aquela aldeia receberão 25 mil francos (cerca de 21 mil euros) por adulto e 10 mil por criança (mais de 8 mil euros), diz o jornal.

Mas ainda há outros requisitos: os potenciais e futuros habitantes terão de ter menos de 45 anos e de comprar (ou construir) uma casa na aldeia que tenha o valor mínimo de 200 mil francos – perto de 170 mil euros –, que será a habitação principal. A proposta não prevê que o dinheiro seja devolvido – a menos que, claro, alguém saia de Albinen antes do prazo mínimo estipulado.

Quanto a empregos, Beat Jost assegura existirem postos de trabalho nas cidades de Visp e Sion, a menos de 30 minutos de carro.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários