Agências de viagens geram mais de dois mil milhões de euros

Relatório feito pela sociedade Augusto Mateus e pela EY mostra que no ano passado o sector era composto por 2.033 empresas no país

Foto
Valor económico do sector da distribuição de viagens pode chegar a 3,24 mil milhões de euros PAULO PIMENTA / PUBLICO

As agências de viagens a operar em Portugal geraram um volume de negócios de 2,13 mil milhões de euros no ano passado, de acordo com relatório elaborado pela Augusto Mateus & Associados e pela EY.

Os dados foram apresentados esta sexta-feira em Macau, onde decorre o 43.º congresso nacional da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Promovido por aquela associação sectorial e coordenado por Sandra Firmino, o documento, que se debruça sobre o valor económico da distribuição turística em Portugal, mostra os grandes números do sector que, em 2016, num contexto de crescimento, era composto por 2.033 empresas e emprego quase dez mil pessoas.

Ao calcular o valor económico do sector da distribuição turística, chega-se a vários números, conforme o universo abrangido, mas que na sua versão mais alargada chega aos 3,24 mil milhões de euros, ou 2,1% PIB. Isto em termos de contributo para a criação de riqueza, em termos de valor bruto acrescentado (VAB) e abrangendo os impactos directos, indirectos, e induzidos, segundo o estudo.

O jornalista viajou a convite da APAVT.

 

Sugerir correcção
Comentar