Imamat Ismaili vai doar 100 mil euros para a rearborização da Mata de Leiria

Em Junho, a delegação Imamat Ismaili tinha já doado meio milhão de euros para apoiar as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande. O projecto de rearborização terá a colaboração do Ministério da Agricultura.

Foto
O donativo foi anunciado esta quinta-feira durante as comemorações do Dia do Imamat Ismaili LUSA/MIGUEL A. LOPES

A comunidade ismaelita Imamat Ismaili anunciou, nesta quinta-feira, que vai oferecer 100 mil euros para a rearborização da Mata Nacional de Leiria, uma das zonas mais afectadas pelos incêndios em Portugal.

Segundo o comunicado enviado esta quinta-feira para a comunicação social, o donativo foi anunciado durante as comemorações do Dia do Imamat, que juntou centenas de pessoas na sede mundial da comunidade, em Lisboa.

"Este projecto de rearborização foi organizado em colaboração com o Ministério da Agricultura, que irá agora concretizá-lo através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, entidade responsável por identificar a área que será abrangida pelo mesmo, devendo a totalidade do processo decorrer entre Janeiro e Março do próximo ano", pode ler-se na nota.

Em Junho, o líder do Imamat Ismaili (ligada à comunidade muçulmana ismaelita que pertence ao ramo minoritário xiita), doou meio milhão de euros para apoiar as vítimas dos incêndios em Pedrógão Grande, verba que, segundo o comunicado, "já foi distribuída na sua quase totalidade".

Além do apoio às vítimas dos incêndios de Pedrógão, a delegação Imamat Ismaili, que funciona na área da cultura e do desenvolvimento social e tem sede global da comunidade em Portugal, já tem apoiado outras causas nacionais. No ano passado, foi anunciado que haveria um financiamento de dez milhões de euros da delegação em cooperação científica (mais concretamente na dinamização da agenda Ciência Global com países africanos de expressão portuguesa), depois de em 2015 ter sido anunciado que a delegação investiria em projectos na área da saúde e em serviços de protecção civil portugueses.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de Outubro, o pior dia de fogos do ano segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves. A Mata Nacional de Leiria foi a maior superfície ardida, com quase 9.476 hectares destruídos (86% do total). Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em Junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Notícia corrigida às 00h27: onde se lia Amyn Aga lê-se agora Imamat Ismaili. 

Sugerir correcção
Ler 9 comentários