“Não votaremos medidas do PSD ou CDS”

Bloco não jura, mas quase, o voto no Orçamento. “Não faz sentido aprovar propostas que ponham em causa um quadro negocial que assumimos desde início”, diz Mariana Mortágua.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Neste Orçamento, há alguma proposta da direita que o BE vá votar favoravelmente?
Nós, por regra, não votaremos medidas do PSD ou CDS sobre propostas orçamentais. Fizemos um trabalho de negociação com o Governo para a elaboração deste Orçamento e tivemos ganhos importantes nessas negociações. Achamos que ainda há margem — e vamos explorar essa margem. Mas é nesse quadro que negociamos. Não achamos que faça sentido [aprovar propostas da direita] por duas razões: porque não faz sentido aprovar propostas que ponham em causa um quadro negocial que assumimos desde início; e porque não ignoramos o carácter absolutamente oportunista de algumas medidas do PSD e CDS, propondo agora o que sempre recusaram.

No ano passado as pensões mínimas acabaram a ser negociadas na especialidade precisamente porque a direita também queria um aumento extra. Este ano PSD e CDS repetem a fórmula, daí a pergunta. 
O BE não apresentou qualquer proposta adicional no ano passado sobre essa matéria. Fazemos a negociação com o Governo. 

Há alguma coisa que o Bloco tenha sacrificado este ano e que, no próximo, não possa ficar para trás?
Não diria sacrificar, há coisas onde é possível ir mais e menos longe. Nós apresentamos propostas na especialidade porque entendemos que na negociação não se foi tão longe como era possível e achamos que é possível insistir com o PS. Em cada ano há medidas que se elegem como prioritárias, mas é o acordo que nos serve de guia — orçamento a orçamento. 

E neste Orçamento, falta alguma coisa que para o Bloco seja essencial?
Há muitas propostas em cima da mesa, muitas ainda a ser negociadas neste momento.

Não há nada que coloque em causa a aprovação do OE?
Não posso dizer se ou não há alguma coisa antes da votação na especialidade. A estabilidade deste acordo depende do cumprimento dos critérios que estabelecemos no início desta legislatura e que são muito claros para toda a gente. 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários