A festa iminente do Sp. Braga e as últimas fichas do Vitória

Triunfo poderá até nem ser necessário para os bracarenses seguirem para os 16 avos-de-final.

Foto
LUSA/HUGO DELGADO

A três pontos de atingirem a meta anunciada desde a primeira hora pelo treinador do Sp. Braga, os minhotos acreditam estar perante a oportunidade ideal de garantirem, sem mais demoras, o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa, objectivo mais uma vez sublinhado por Abel Ferreira no lançamento da recepção aos alemães do Hoffenheim (20h05).

"Estamos na luta e queremos aproveitar esta onda… juntos, solidários e fortes", declarou o técnico bracarense enquanto destacava o valor do adversário, cujos argumentos pretende rebater, com competência e rigor, de forma a poder levar de vencida uma formação pressionada pela urgência de vencer fora de portas, num grupo nivelado por equipas com ambições na Champions.

Apesar do equilíbrio, pelo menos em tese, Abel Ferreira não deixou de destacar o desempenho do Sp. Braga, que até poderia ter evitado alguns cálculos de cabeça caso não tivesse falhado ante o Ludogorets, em plena Pedreira. Desfecho que agora leva a equipa a declarar todo o interesse em evitar que o Hoffenheim concretize no Minho o sonho de vencer o seu primeiro jogo fora.

Mas os "arsenalistas" possuem ainda uma margem de segurança para qualquer emergência, isto caso a noite europeia se complique, já que um empate será igualmente valioso se o Basaksehir não vencer na Bulgária.

Contas bem mais intricadas são as que aguardam pelo V. Guimarães no teste com o Salzburgo (18h), na Áustria, onde só a vitória abre reais perspectivas de apuramento no Grupo I. Para a equipa de Pedro Martins, que volta a contar com os centrais Pedro Henrique e Jubal e ainda com o médio Paolo Hurtado, o ideal seria, aliás, ignorar a matemática para simplificar uma tarefa muito específica: bater o líder do grupo (e agora também do campeonato austríaco), um adversário invencível há 13 jogos em contexto europeu, marca muito semelhante à que os minhotos acumulam (12) à procura da primeira vitória desde 2005, em deslocações como a que hoje enfrentam.

Este quadro é agravado pelos números do Salzburgo, com apenas um golo sofrido em casa, em cinco partidas. Os vitorianos precisam, pois, de repetir o resultado de há 12 anos, em Cracóvia, para continuarem em jogo, ainda que um empate não comprometa em definitivo o objectivo de atingir os 16 avos-de-final. Tudo, tendo em conta que o Salzburgo carimba a qualificação em caso de vitória. O treinador alemão, Marco Rose, não ajudou muito ao vincar a dinâmica da sua equipa:  "O objectivo é estar em bom plano neste último jogo em casa. Estamos focados e queremos aproveitar o balanço do jogo com o Sturm Graz".

À convicção dos austríacos respondeu Pedro Martins, 40 minutos depois de aterrar no destino. O técnico vitoriano sublinhou a "maior maturidade" da equipa, que está mais do que nunca apostada em vencer para fazer história na prova.

Sugerir correcção
Comentar