Divulgado vídeo da fuga de soldado norte-coreano

Foi divulgado esta quarta-feira o vídeo da fuga protagonizada por um soldado norte-coreano, que a 13 de Novembro abandonou o seu posto e atravessou a fronteira entre as duas Coreias, rumo ao Sul, em Panmunjom, na zona desmilitarizada.

O norte-coreano, que foi baleado várias vezes durante a fuga, permanece hospitalizado nos cuidados intensivos, mas recuperou a consciência esta quarta-feira e está a respirar sem o auxílio de máquinas, detalha a Reuters, citando os serviços do hospital onde foi submetido a duas cirurgias para extracção de balas.

Nas imagens agora divulgadas é visível que o todo-terreno utilizado pelo soldado durante parte da fuga ficou preso numa vala a poucos metros da linha de demarcação da fronteira. O ruído alertou vários soldados norte-coreanos que correram na sua direcção.

Como mostra o vídeo, um dos soldados norte-coreanos chegou mesmo a disparar em direcção ao Sul e a atravessar a linha da fronteira durante alguns segundos, o que, segundo o Comando das Nações Unidas na Coreia, que vigia o cumprimento do armistício entre os dois países, constitui uma violação da trégua que colocou termo à Guerra da Coreia (1950-53). Recorde-se que, por estar em causa uma trégua e não um tratado de paz, os dois lados continuam tecnicamente em conflito.

De acordo com o hospital sul-coreano, o soldado norte-coreano, que terá entre 20 e 30 anos, sofre de depressão e traumas psicológicos e está reticente em falar sobre a sua experiência.

A fuga deste militar norte-coreano foi a quarta nos últimos três anos, destacando-se por ter ocorrido na fronteira mais fortificada e vigiada do mundo, e não através de outra rota habitualmente mais utilizada: a fronteira com a China.