Passos não se opõe à mudança para o Porto e Costa diz que há tempo para satisfazer toda a gente

Passos Coelho diz, no entanto, que a mudança do Infarmed para o Porto é "desgarrada" para compensar trabalho "mal feito" quanto à Agência Europeia do Medicamento.

Foto
LUSA/INÁCIO ROSA

O primeiro-ministro, António Costa, definiu nesta quarta-feira como "muito importante" a mudança do Infarmed para o Porto, garantindo haver tempo para a fazer "a contento de todos".

"Temos tempo para o fazer e iremos fazer certamente [a mudança] a contento de todos", afirmou o primeiro-ministro, em declarações aos jornalistas após uma visita à Escola das Armas, em Mafra.

A mudança para o Porto "dá razão", sustentou, "à própria candidatura apresentada" pela cidade para receber a Agência Europeia do Medicamento, tendo sido uma das preteridas em detrimento de Amesterdão.

"Se o Porto tinha boas condições para acolher a Agência [Europeia] do Medicamento como é que não tem para acolher a agência nacional? Vai ter seguramente", declarou António Costa.

Passos não se opõe, mas diz que é compensação por perda da EMA

O presidente do PSD afirmou, por sua vez, que o partido não se opõe à "intenção" do Governo de transferir o Infarmed para o Porto, mas considera ser medida "desgarrada" para compensar trabalho "mal feito" quanto à Agência Europeia do Medicamento.

"Aquilo que parece, julgo que é aquilo que é: o Governo trabalhou mal a candidatura do país para vir a ficar com a agência do medicamento que saiu do Reino Unido. Uma vez que Portugal, infelizmente perdeu essa candidatura, honrosamente, mas perdeu, o governo quis ter um gesto de compensação", afirmou Passos Coelho, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita ao certame Portugal Exportador, que decorre, esta quarta-feira, em Lisboa.

O líder do PSD disse que o partido também foi surpreendido pelo anúncio, feito na terça-feira pelo ministro da Saúde, de que a sede da autoridade nacional do medicamento vai ser mudada de Lisboa para o Porto, uma mudança a ocorrer a partir de 01 de Janeiro de 2019.

"Nós não temos nada em princípio quanto a essa intenção, mas para já parece-nos puramente uma intenção, que só se pode concretizar lá para 2019. É uma coisa que não foi estudada, não foi discutida com ninguém dentro do Infarmed, parece ser mais um daqueles anúncios que se fazem em cima do joelho para causar um certo impacto e agora é preciso saber como será feita", criticou.

Passos Coelho acrescentou que se, por princípio, o PSD nada tem contra a deslocalização no território de institutos públicos, esta intenção está "desgarrada de qualquer acção descentralizadora do governo ou do Estado", sendo necessário acautelar como será feita, em concreto, a transferência dos trabalhadores do Infarmed.

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Lisboa vão apresentar uma moção no sentido de o município repudiar a decisão do Governo de mudar a sede do Infarmed para o Porto. Segundo o documento, ao qual a agência Lusa teve acesso, os vereadores Teresa Leal Coelho e João Pedro Costa querem que o executivo camarário "repudie veementemente a decisão do Governo" e "manifeste, de imediato, a sua solidariedade com os trabalhadores do Infarmed e com a Comissão de Trabalhadores do Infarmed".

Sugerir correcção
Ler 3 comentários