A renovação da fotografia começa em Lisboa

O projecto Parallel – European Photo Based Plataform dá os primeiros passos em Lisboa com uma conversa sobre a fotografia contemporânea e uma exposição. A iniciativa partiu da Procur.arte, uma associação portuguesa que quer “renovar o tecido artístico”

João Grama DR
Fotogaleria
João Grama DR
Gael Bonnefon
Fotogaleria
Gael Bonnefon

A fotografia contemporânea, além de se mostrar, também se discute. E se, nesta área, nem sempre é fácil aceder ao mercado, a melhor forma de contrariar o estado actual é promover a renovação e a emergência de novos artistas. É o que pretende Nuno Ricou Salgado com o projecto Parallel – European Photo Based Plataform, que se apresenta em Lisboa quinta e sexta-feira.

Criada e coordenada pela Procur.arte, uma associação cultural e social de Lisboa, esta plataforma de fotografia vai unir novos autores, 18 instituições artísticas, curadores emergentes e exibidores, criando pontes entre os 16 países europeus que pertencem ao projecto, nomeadamente Suécia, Inglaterra, Alemanha ou Hungria. E tudo começa esta semana em Lisboa com o Parallel Intersection, o primeiro momento de uma iniciativa desenhada para quatro anos, onde se vai começar a desenvolver os novos trabalhos que estarão em exibição em Setembro do próximo ano em Zagreb, na Croácia, local que vai acolher o segundo encontro. 

Nuno Ricou Salgado, da direcção da Procur.arte, vê este primeiro Parallel Intersection como uma oportunidade para se fazer “uma leitura sobre o que a fotografia contemporânea está a produzir nos dias de hoje”. Para isso, juntou 41 artistas nacionais e internacionais — como António Júlio Duarte, Phil Toledano, João Grama ou Monica Alcazar Duarte — numa exposição que está patente de 23 de Novembro a 10 de Dezembro no Convento da Trindade, em Lisboa. Na quinta-feira, pelas 17h, haverá ainda uma conversa sobre os novos paradigmas da fotografia e a massificação da mesma pelas redes sociais, com a presença de Hester Keijser, curadora e especialista em livros de fotografia, Cristina de Middel, fotógrafa da Magnum, e Alice Bergomi, da Fundação da Fotografia de Modena. Durante os dois dias vão decorrer ainda em Torres Vedras tutoriais abertos aos novos artistas.

Foto
A mexicana Monica Alcazar Duarte recebeu o Prémio Magnum Graduate Photographer, em 2017 DR

Financiado com dois milhões de euros através do programa comunitário Europa Criativa, que ao todo recebeu 64 candidaturas, o Parallel surgiu para "cobrir alguma falhas" no mundo da fotografia moderna. Nas palavras de Nuno Ricou Salgado, há uma "falta de renovação do tecido artístico" e "uma repetição de nomes consagrados", sendo difícil para os novos artistas afirmarem-se. 

Foto
Phil Toledano, natural de Londres, já conta com sete livros publicados DR

Por isso, há que pôr mãos à obra para os próximos quatro anos. Por agora, arranca o primeiro de dois ciclos de desenvolvimento artístico. O primeiro, que acontece nos próximos dois anos, juntará artistas emergentes no desenvolvimento de um novo trabalho que, como referido, será apresentado na Croácia em 2018. O projecto contempla ainda um encontro anual, onde poderão ser criadas sinergias entre curadores e artistas para estas obras. Tudo pela renovação da fotografia. 

Foto
António Júlio Duarte será um dos portugueses presentes no Parallel Intersect DR
Sugerir correcção
Comentar