Três desaparecidos após queda de avião da Marinha norte-americana

É o mais recente incidente a envolver a Marinha dos EUA na Ásia.

Foto
Vários navios militares americanos têm estado envolvidos em acidentes nos últimos meses no Sudeste Asiático LUSA/MASS COMMUNICATION SPECIALIST CLASS KENNETH ABBATE / HANDOUT

Um avião de carga da Marinha norte-americana, com 11 tripulantes a bordo, despenhou-se esta quarta-feira no mar a sudeste do arquipélago japonês de Okinawa, no Mar das Filipinas. A aeronave dirigia-se para o porta-aviões USS Ronald Reagan, informa a Reuters.

Oito pessoas foram resgatas com vida. Três continuam desaparecidas, noticiou o canal japonês NHK. Os tripulantes resgatados foram transferidos para o porta-aviões e não inspiram cuidados.

“Está ser conduzida uma operação de busca e resgate. A causa do acidente ainda não é conhecida”, lê-se num comunicado da Marinha. “O incidente será investigado”, acrescentou a Armada.

Segundo o ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, o acidente poderá ter-se devido a uma falha nos motores. O avião, um C-2 Greyhound, transportava correio e outras mercadorias entre as bases dos EUA no Japão e navios em alto mar.

A Marinha norte-americana tem estado envolvida em vários acidentes nos últimos meses no Sudeste Asiático. Dez militares morreram em Agosto quando o USS John McCain colidiu com um petroleiro perto de Singapura. Dois meses antes, o acidente que envolveu o USS Fitzgerald e um cargueiro na costa do Japão matou sete pessoas.

Foram ainda registados mais dois incidentes não fatais: o USS Antietam encalhou perto da base no Japão em Janeiro, e em Maio o USS Lake Champlain colidiu com um navio de pesca sul-coreano.

Sugerir correcção
Comentar