Baião vai ter um percurso pedonal junto ao rio Douro

Percurso na Albufeira da Pala vai ter meio quilómetro de extensão. Presidente da câmara promete mais 500 metros numa segunda fase de obras.

Foto
Paulo Pimenta

O presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, declarou nesta terça-feira, à Lusa, a intenção de construir, no próximo ano, um percurso pedonal junto ao rio Douro, na Albufeira da Pala, com meio quilómetro de extensão, numa primeira fase, tendo prometido mais 500 metros numa segunda fase.

Paulo Pereira afirmou que a primeira fase do percurso conta com comparticipação do programa Portugal 2020 e representará um investimento de cerca de 300 mil euros. A intervenção permitirá reabilitar a zona junto ao rio, correspondendo à vontade da população e dos agentes turísticos., e incluirá mobiliário urbano, iluminação e elementos da flora típica do concelho, nomeadamente as laranjeiras da Pala.

"É uma das zonas bonitas do concelho. Ficámos muito satisfeitos com a aprovação desta candidatura", comentou, frisando que a autarquia assumirá 15% do investimento.

Os trabalhos vão ser feitos junto à Estrada Nacional n.º 211, na margem direita do Douro, e vão contemplar partes em betão e elementos em madeira, nas zonas mais próximas do talude.

O presidente da autarquia estima que a empreitada (primeira fase) arranque no primeiro semestre de 2018, prolongando-se por cerca de meio ano. A segunda fase, para a qual ainda se aguarda autorização das entidades competentes para posterior candidatura à captação de fundos, vai contemplar o prolongamento do percurso pedonal por mais 500 metros, mantendo a linha arquitectónica.

Também para aquela zona junto ao rio Douro está previsto um centro náutico, para dar apoio às actividades desportivas que se realizam regularmente na albufeira, incluindo o Mundial de Motonáutica.

O projecto já está a ser realizado e prevê-se que o futuro equipamento comporte instalações de apoio aos turistas que visitam a zona, nomeadamente um bar de apoio e sanitários.

Sugerir correcção
Comentar