Uma distracção europeia para Ronaldo e Real Madrid

“Merengues” podem apurar-se para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com uma vitória em Nicósia sobre o APOEL.

Foto
“Os golos dão confiança”, LUSA/KATIA CHRISTODOULOU

As coisas não estão a correr nada bem ao Real Madrid e a Cristiano Ronaldo na liga espanhola. Depois do empate sem com golos no “derby” com o Atlético no último sábado, os “merengues” já estão dez pontos atrás do líder Barcelona, e Cristiano Ronaldo passou mais uma jornada sem marcar (tem apenas um golo em 12 rondas, enquanto Lionel Messi já vai em 12). Na Liga dos Campeões, as coisas estão um bocadinho melhores para o Real e para Ronaldo, e os “merengues” podem garantir já nesta terça-feira o apuramento para os oitavos-de-final em caso de vitória, em Nicósia, sobre os cipriotas do APOEL.

Ainda assim, o cenário não é o ideal para o bicampeão europeu, que também tem sofrido contrariedades na Champions, onde não conseguiu ganhar nenhum dos jogos ao líder e já apurado Tottenham (um empate no Bernabéu e uma derrota clara em Wembley). O cenário mais provável é o de conseguir o apuramento como segundo classificado do Grupo H, algo que complica muito a vida dos “merengues” nos “oitavos”, onde ficam sujeitos a apanharem com os vencedores dos grupos. Mas o APOEL, capitaneado pelo experiente médio português Nuno Morais, já provou que não é uma equipa fácil, que o diga o Borussia Dortmund, que não lhes conseguiu ganhar (dois empates), e são esses dois pontos que mantêm a equipa cipriota ainda na luta pelo apuramento.

A falta de golos dos avançados tem sido um problema para o Real. Segundo os dados recolhidos pelo jornal “Marca”, Ronaldo e Benzema foram uma das duplas menos concretizadoras do futebol europeu (um golo cada um no campeonato), sendo que, na Champions, o português está no seu ritmo habitual (6, com golos marcados em todas as jornadas), enquanto o francês ainda está a zeros. Zidane garante que a equipa vai voltar a ser confiante quando os golos voltarem e que não é só a falta de pontaria do seu compatriota: “É um pouco de tudo. Os golos dão confiança, e não se pode dizer que estejamos mal. É marcar um, dois, e muda. Esperemos que mude.”

Paulo Fonseca quase nos “oitavos”

No San Paolo, há um português que pode chegar aos “oitavos” da Champions pela primeira vez na sua carreira. Depois de uma primeira tentativa falhada quando estava no FC Porto, Paulo Fonseca pode garantir hoje com o Shakthar Donetsk um lugar na fase seguinte, caso consiga pontuar frente ao Nápoles. Num grupo F dominado pelo Manchester City (já apurado), a equipa ucraniana já três vitórias, uma delas sobre os napolitanos, e só precisa de um ponto nos dois próximos jogos. Se não o conseguir em Nápoles, terá de o conquistar na última jornada frente ao Manchester City, mas até pode perder os dois jogos, se a equipa de Maurizio Sarri não fizer seis pontos nas duas últimas jornadas.

No Grupo E, ainda todas as equipas têm possibilidades de seguir para os oitavos, mas é o Liverpool que está mais perto da qualificação. Líderes do agrupamento, com oito pontos, os “reds” vão à Andaluzia defrontar o Sevilha (segundo do grupo, com sete pontos), e uma vitória será o suficiente para o apuramento da formação inglesa. Para o Sevilha se qualificar nesta ronda, terá de vencer e esperar que o Spartak Moscovo não ganhe na Eslovénia frente ao Maribor.

Sugerir correcção
Comentar