Seis equipas nos "oitavos" e mais um recorde para Ronaldo

Avançado português elevou para 18 os golos marcados na Liga dos Campeões em 2017.

Foto
LUSA/KATIA CHRISTODOULOU

Há três semanas, depois da 4.ª jornada da fase de grupos, Bayern Munique, Manchester City, Paris Saint-Germain e Tottenham garantiram um lugar entre as 16 melhores equipas da Liga dos Campeões 2017-18. Nesta terça-feira, foi a vez de Real Madrid e Besiktas assegurarem a qualificação para os oitavos-de-final. Com uma atípica média de um golo em oito jogos na Liga espanhola, Cristiano Ronaldo continua a não vacilar na Champions, fixando outro recorde: 18 golos na prova num só ano civil. Em Chipre, marcou os dois últimos golos da goleada madridista frente ao APOEL (0-6), reforçando o estatuto de melhor marcador da prova: cinco jogos, oito golos.

Com o primeiro lugar do Grupo G já entregue ao Besiktas, dentro de duas semanas a última vaga para os oitavos-de-final será discutida entre FC Porto e RB Leipzig, sendo que Leonardo Jardim já pode programar o que resta da época com uma certeza: a 6 de Dezembro, no Estádio do Dragão, o Mónaco vai despedir-se das competições europeias. Depois de atingirem as meias-finais em 2016-17, os monegascos somaram a terceira derrota no Estádio Louis II e vão terminar o Grupo G com um registo caseiro pouco recomendável: dois golos marcados e nove sofridos.

Frente ao RB Leipzig, a equipa de Jardim teve uma primeira parte desastrosa. Aos 6’, Jemerson marcou na própria baliza e, três minutos depois, após mau passe do defesa brasileiro, Timo Werner fez o segundo dos alemães. Em cima da meia-hora, com alguma displicência à mistura, Falcao cometeu grande penalidade e Werner fez o 0-3. Com um golo de cabeça aos 43’, o colombiano ainda procurou redimir-se do erro, mas dois minutos depois Naby Keita passou à vontade pela defesa do campeão francês e fixou o resultado final (1-4). Pela primeira vez na sua história, o Mónaco sofreu quatro golos nos primeiros 45 minutos de um jogo da Liga dos Campeões.

O Grupo E abriu com um empate indigesto para o Spartak, em Moscovo. Os russos pareciam ter garantida a vitória quando Zé Luís (ex-Gil Vicente e Sp. Braga), assistido por Melgarejo (ex-Paços de Ferreira e Benfica), inaugurou o marcador, aos 82’. No entanto, em período de descontos, Milanic restabeleceu a igualdade e colocou a equipa treinada pelo italiano Massimo Carrera mais longe dos oitavos-de-final. O empate beneficiou Sevilha e Liverpool, mas os ingleses vão ter que esperar pela última jornada para festejarem a qualificação. Na Andaluzia, os “reds” venciam por 0-3 à meia-hora, mas um bis de Ben Yedder — já leva seis golos na prova — relançou a partida. No terceiro minuto de descontos, Pizarro fez o 3-3 e garantiu um ponto aos espanhóis.

No Grupo H já só falta decidir quem vai disputar a Liga Europa. Com mais um golo de Harry Kane, o Tottenham foi vencer a Dortmund (1-2), reforçando o mau momento do Borussia: quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos. Com o triunfo, os “spurs” já garantiram o primeiro lugar, enquanto o Real Madrid ficará na segunda posição. A dez longínquos pontos do Barcelona no campeonato, os vencedores das duas últimas edições da Champions despacharam em Nicósia o APOEL, por 0-6. Ao intervalo, a notícia era que Cristiano Ronaldo não tinha marcado nenhum dos quatro golos “merengues”, mas, com um bis nos primeiros 10 minutos da segunda parte, o internacional português passou a facturar em todos os jogos desta edição da prova.

Apesar de já estar apurado, o City não permitiu que o Feyenoord fosse a Manchester somar os primeiros pontos — Sterling, aos 88’, fez o único golo do jogo — e na última jornada será decidido quem acompanha os ingleses: Shakhtar ou Nápoles. A equipa de Paulo Fonseca precisava de um ponto no San Paolo para se apurar para os "oitavos", mas Insigne quebrou a resistência ucraniana aos 56’. O Shakhtar arriscou, então, em busca do empate e os napolitanos aproveitaram para dilatar a vantagem: Zielinski (81’) e Mertens (83’).

Sugerir correcção
Comentar