PJ não encontrou vestígios do tiroteio com assaltantes de ATM de Almada

PSP alega que “foram efectuados por parte dos suspeitos diversos disparos com arma de fogo". Até ao momento a Polícia Judiciária não conseguiu recuperar qualquer vestígio que o comprove.

Foto
bruno lisita

Desde que na madrugada de quarta-feira uma mulher de 36 anos foi morta por engano durante uma operação da PSP destinada a apanhar os autores de um assalto a um multibanco, em Almada, que a Polícia Judiciária (PJ) procura recolher os vestígios que comprovem o que se passou nessa noite. Se não há dúvidas de que o Renault onde seguia a vítima, que terá desobedecido a uma ordem de paragem, foi cravado de balas (foram encontrados cerca de 20 impactos), o mesmo não acontece com um alegado tiroteio que vários agentes da PSP relataram.

Segundo a versão oficial da PSP, descrita num comunicado do Comando Metropolitano de Lisboa divulgado na quarta-feira, o veículo em que os assaltantes teriam fugido foi detectado pouco depois das 3h na segunda circular, em Lisboa, tendo então começado uma perseguição que culminou com uma troca de tiros perto do aeroporto. A nota precisa que “foram efectuados por parte dos suspeitos diversos disparos com arma de fogo contra os agentes da PSP que os perseguiam, ao que estes ripostaram, igualmente recorrendo a arma de fogo”.

No entanto, até ao momento, a PJ não conseguiu recuperar qualquer vestígio que comprove este tiroteio. Isto mesmo depois de analisar o local identificado por agentes da PSP como tendo sido aquele onde ocorreram os disparos e de examinar a viatura onde seguiam esses polícias.

As comunicações operacionais da PSP serão, por isso, determinantes para reconstituir o que se passou. Também as armas apreendidas para serem sujeitas a perícias balísticas permitirão perceber quais os equipamentos usados, quantos projécteis cada agente disparou e de que ângulo foram feitos os tiros. Uma dúvida que também terá que ser esclarecida é o motivo que terá levado os assaltantes que roubaram o ATM no Pragal, em Almada, a seguir para Lisboa e a regressar novamente à Margem Sul.

O Seat Leon preto que tinham furtado antes do assalto foi encontrado em Setúbal, na quarta-feira de manhã, tendo sido apreendido pela Unidade Nacional de Contra-Terrorismo da PJ, que está a investigar o assalto feito com recurso a uma explosão de gás.

Uma outra equipa da PJ interrogou os sete agentes da Equipa de Intervenção Rápida da PSP de Loures que estiveram envolvidos na morte da mulher. Seis foram constituídos arguidos, incluindo um agente que chegou a receber tratamento hospitalar por ferimentos ligeiros. Ficaram sujeitos a termo de identidade e residência.

A advogada de cinco deles, Paula Belo, explica ao PÚBLICO que os agentes começaram a ser ouvidos como testemunhas, mas a determinada altura optaram por ser constituídos como arguidos, o que lhes permite responder só a determinadas questões ou a optar pelo silêncio.

Os polícias estão indiciados por homicídio negligente. A defensora sublinha que os clientes estavam convencidos de que a viatura que atingiram a tiro era a que tinha sido usada no roubo do ATM.

O condutor, que não teria carta de condução, terá continuado a andar depois de ter sido atingido pelos disparos e terá desobedecido novamente à ordem de paragem de outra equipa. Terá sido interceptado nos Olivais, uns quilómetros à frente do local dos disparos, que tiveram lugar no Bairro da Encarnação.     

Sugerir correcção
Ler 4 comentários